Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/21090
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Elsa-
dc.contributor.authorFreitas, Liliana Raquel Gonçalves de-
dc.date.accessioned2012-11-06T12:40:40Z-
dc.date.available2012-11-06T12:40:40Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationFREITAS, Liliana Raquel Gonçalves de - Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica 2,3 Martim de Freitas junto da turma do 8º A no ano lectivo de 2011-2012. Coimbra : [s.n.], 2012. Relatório de estágio. Disponível na WWW em http://hdl.handle.net/10316/21090-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/21090-
dc.descriptionRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractO presente ano de Estágio Pedagógico desencadeia o desenvolvimento da prática educativa, promovendo uma preparação exigente na adequação da teoria para a prática escolar. Para uma planificação visar o sucesso do processo ensino-aprendizagem, torna-se fulcral uma investigação educacional profunda e constante sobre os objectivos orientadores da acção. Assim, cabe ao agente de ensino – professor – privilegiar a diferenciação numa turma de 8º ano de escolaridade, através da adequação dos processos formativos em função da análise dos resultados de avaliação inicial, bem como fomentar o desenvolvimento pessoal e social do aluno. A elaboração deste documento – Relatório Final de Estágio Pedagógico – inserido no âmbito das unidades curriculares de Estágio Pedagógico, contemplado no Plano de Estudos do 3º e 4º semestres do curso de Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, apoiado pelo processo de prática profissional na Escola Básica 2,3 Martim de Freitas no ano lectivo 2011/2012, pretende a reflexão de um longo e exaustivo percurso pedagógico, mas gratificante, de aquisição de conhecimentos na didáctica específica de Educação Física. O processo educativo possibilita uma preparação especializada para a aplicação de saberes de âmbito alargado e multidisciplinar de intervenção profissional. Como tal, no presente relatório serão contextualizados os objectivos de formação, directamente relacionados com as expectativas iniciais e reconhecidas as práticas desenvolvidas – planeamento, realização e avaliação – bem como a justificação das opções tomadas. Este identificará, ainda, as dificuldades e necessidades de formação, analisará a componente ético-profissional e realçará a importância do compromisso com as aprendizagens dos alunos. Finalizará com questões dilemáticas, conclusões referentes à formação inicial e com o aprofundamento da temática Condicionantes Pedagógicas do “Roulement”.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino da educação físicapor
dc.subjectEstágio pedagógicopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectRelatório de estágio-
dc.subjectPrática pedagógica-
dc.subjectEnsino Básico e Secundário -- Coimbra-
dc.subjectEspecialização em ensino da Educação Física-
dc.titleRelatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica 2,3 Martim de Freitas junto da turma do 8º A no ano lectivo de 2011-2012por
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.deptFaculty of Sports Sciences and Physical Education-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado
Files in This Item:
Show simple item record

Page view(s) 50

547
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 10

1,847
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.