Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/21090
Title: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica 2,3 Martim de Freitas junto da turma do 8º A no ano lectivo de 2011-2012
Authors: Freitas, Liliana Raquel Gonçalves de 
Orientador: Silva, Elsa
Keywords: Ensino da educação física; Estágio pedagógico; Formação de professores; Relatório de estágio; Prática pedagógica; Ensino Básico e Secundário -- Coimbra; Especialização em ensino da Educação Física
Issue Date: 2012
Citation: FREITAS, Liliana Raquel Gonçalves de - Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica 2,3 Martim de Freitas junto da turma do 8º A no ano lectivo de 2011-2012. Coimbra : [s.n.], 2012. Relatório de estágio. Disponível na WWW em http://hdl.handle.net/10316/21090
Abstract: O presente ano de Estágio Pedagógico desencadeia o desenvolvimento da prática educativa, promovendo uma preparação exigente na adequação da teoria para a prática escolar. Para uma planificação visar o sucesso do processo ensino-aprendizagem, torna-se fulcral uma investigação educacional profunda e constante sobre os objectivos orientadores da acção. Assim, cabe ao agente de ensino – professor – privilegiar a diferenciação numa turma de 8º ano de escolaridade, através da adequação dos processos formativos em função da análise dos resultados de avaliação inicial, bem como fomentar o desenvolvimento pessoal e social do aluno. A elaboração deste documento – Relatório Final de Estágio Pedagógico – inserido no âmbito das unidades curriculares de Estágio Pedagógico, contemplado no Plano de Estudos do 3º e 4º semestres do curso de Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, apoiado pelo processo de prática profissional na Escola Básica 2,3 Martim de Freitas no ano lectivo 2011/2012, pretende a reflexão de um longo e exaustivo percurso pedagógico, mas gratificante, de aquisição de conhecimentos na didáctica específica de Educação Física. O processo educativo possibilita uma preparação especializada para a aplicação de saberes de âmbito alargado e multidisciplinar de intervenção profissional. Como tal, no presente relatório serão contextualizados os objectivos de formação, directamente relacionados com as expectativas iniciais e reconhecidas as práticas desenvolvidas – planeamento, realização e avaliação – bem como a justificação das opções tomadas. Este identificará, ainda, as dificuldades e necessidades de formação, analisará a componente ético-profissional e realçará a importância do compromisso com as aprendizagens dos alunos. Finalizará com questões dilemáticas, conclusões referentes à formação inicial e com o aprofundamento da temática Condicionantes Pedagógicas do “Roulement”.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/21090
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s) 50

550
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 10

1,850
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.