Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/21089
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Elsa-
dc.contributor.authorOrnelas, Sandra Sofia Fernandes-
dc.date.accessioned2012-11-06T12:35:01Z-
dc.date.available2012-11-06T12:35:01Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/21089-
dc.descriptionRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Fisica da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractEste trabalho assume, antes de mais, o propósito de reflexão crítica do estágio pedagógico em educação física desenvolvido na escola 2,3, Martim de Freitas, ao longo deste ano lectivo. Esta reflexão é sustentada nas expectativas iniciais, evolução ao longo do estágio, aprendizagens realizadas, importância do trabalho individual e de grupo, conclusões relativas à formação inicial e necessidade de formação contínua. De acordo com o seu tema, este relatório reflexivo tem ainda por objectivo o estudo do processo de inclusão de um aluno com síndrome de Asperger (SA) no processo de ensino-aprendizagem em educação física escolar. Esta problemática assenta nas vivências e aprendizagens realizadas ao longo do estágio pedagógico, assistido pelo orientador, sendo sustentada por diagnósticos realizados clinicamente e estratégias de ensino aplicadas em contexto escolar, fundamentada cientificamente e acreditada pela legislação nacional. Para desenvolver a síntese reflexiva, procurei confrontar as experiências vividas e resultados adquiridos com os registos existentes na literatura nacional e internacional, facultando uma maior fiabilidade ao conteúdo reflexivo. No caso concreto da reflexão direccionada ao aluno com a problemática estudada, procurei basear-me nas experiências adquiridas por mim, nos diagnósticos realizados pelas suas psicólogas particular e educacional, nas estratégias adoptadas pelo sistema de ensino, nas referências disponíveis na bibliografia nacional e na percepção das dificuldades do ponto de vista do aluno em estudo. Os resultados das reflexões assumem-se como confrontos de todas estas variáveis que busquei conjugar e as conclusões às quais cheguei convergem com os registos existentes na literatura consultada.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino da educação físicapor
dc.subjectEstágio pedagógicopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectSíndrome de Aspergerpor
dc.titleRelatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária E.B. 2, 3 Martim de Freitas junto da turma de 8º ano no ano lectivo de 2011/2012 : inclusão de um aluno com síndrome de Asperger no processo de aprendizagem da educação física escolarpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.deptFaculty of Sports Sciences and Physical Education-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg_1112_Sandra_Ornelas.pdf4.35 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

294
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 50

458
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.