Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/21089
Título: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária E.B. 2, 3 Martim de Freitas junto da turma de 8º ano no ano lectivo de 2011/2012 : inclusão de um aluno com síndrome de Asperger no processo de aprendizagem da educação física escolar
Autor: Ornelas, Sandra Sofia Fernandes 
Orientador: Silva, Elsa
Palavras-chave: Ensino da educação física; Estágio pedagógico; Formação de professores; Síndrome de Asperger
Data: 2012
Resumo: Este trabalho assume, antes de mais, o propósito de reflexão crítica do estágio pedagógico em educação física desenvolvido na escola 2,3, Martim de Freitas, ao longo deste ano lectivo. Esta reflexão é sustentada nas expectativas iniciais, evolução ao longo do estágio, aprendizagens realizadas, importância do trabalho individual e de grupo, conclusões relativas à formação inicial e necessidade de formação contínua. De acordo com o seu tema, este relatório reflexivo tem ainda por objectivo o estudo do processo de inclusão de um aluno com síndrome de Asperger (SA) no processo de ensino-aprendizagem em educação física escolar. Esta problemática assenta nas vivências e aprendizagens realizadas ao longo do estágio pedagógico, assistido pelo orientador, sendo sustentada por diagnósticos realizados clinicamente e estratégias de ensino aplicadas em contexto escolar, fundamentada cientificamente e acreditada pela legislação nacional. Para desenvolver a síntese reflexiva, procurei confrontar as experiências vividas e resultados adquiridos com os registos existentes na literatura nacional e internacional, facultando uma maior fiabilidade ao conteúdo reflexivo. No caso concreto da reflexão direccionada ao aluno com a problemática estudada, procurei basear-me nas experiências adquiridas por mim, nos diagnósticos realizados pelas suas psicólogas particular e educacional, nas estratégias adoptadas pelo sistema de ensino, nas referências disponíveis na bibliografia nacional e na percepção das dificuldades do ponto de vista do aluno em estudo. Os resultados das reflexões assumem-se como confrontos de todas estas variáveis que busquei conjugar e as conclusões às quais cheguei convergem com os registos existentes na literatura consultada.
Descrição: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Fisica da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/21089
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Rel_Estg_1112_Sandra_Ornelas.pdf4.35 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

296
Visto em 23/abr/2024

Downloads 50

462
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.