Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/21080
Título: | Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica professor Alberto Nery Capucho - turma do 9º A no ano letivo de 2011/2012 | Autor: | Micaelo, André Heleno | Orientador: | Nobre, Paulo | Palavras-chave: | Ensino da educação física; Estágio pedagógico; Formação de professores | Data: | 2012 | Resumo: | O Relatório de Estágio Pedagógico é o culminar do ano letivo, sendo que nele serão descritas as atividades desenvolvidas ao longo do estágio pedagógico incluído no segundo ano do Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, tendo sido desenvolvido na turma do 9ºA da Escola Básica Professor Alberto Nery Capucho, da Marinha Grande. O presente documento tem como pressuposto levar o estagiário a descrever e refletir sobre todas as atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo de estágio. O mesmo será estruturado com três capítulos, sendo que no primeiro serão contextualizadas as práticas desenvolvidas, de seguida existirá uma reflexão sobre as atividades realizadas durante o estágio pedagógico onde elucido as minhas conceções sobre o trabalho desenvolvido a nível das aprendizagens realizadas, do trabalho de grupo no qual estive inserido, as dificuldades sentidas bem como as respetivas formas de resolução e as que terei de resolver no futuro, tal como situações dilemáticas relativas a todo o processo. No último capítulo será desenvolvido um estudo, que foi aplicado no final do ano letivo à turma do 9ºA, com o objetivo de analisar a minha eficácia do ensino, através de um autoestudo. No processo de Ensino-Aprendizagem é importante ressalvar a utilidade do planeamento, da realização e da avaliação. O planeamento permitiu a organização de todo o processo de ensino-aprendizagem, sendo que na realização foi desenvolvido tudo o que tinha sido planeado, interagindo com os alunos da turma de forma a adquirir sucesso nas aprendizagens desejadas. A avaliação pode ser realizada em diversas fases do processo ensino-aprendizagem, sendo indispensável ao currículo do aluno e ao processo de formação do professor. | Descrição: | Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/21080 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FCDEF - Teses de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Rel_Estg (2012)_André_Micaelo.pdf | 804.86 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página
234
Visto em 16/abr/2024
Downloads 50
243
Visto em 16/abr/2024
Google ScholarTM
Verificar
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.