Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/2107
Título: O contolo de consumos no âmbito da utilização eficiente de energia eléctrica
Autor: Martins, António Manuel de Oliveira Gomes 
Palavras-chave: Telecomunicações e electrónica; Sistemas de energia; Controlo de consumos
Data: 13-Mar-1985
Citação: MARTINS, A. Gomes - O contolo de consumos no âmbito da utilização eficiente de energia eléctrica. Coimbra, 1984.
Resumo: A dissertação trata de um conjunto de temas relacionados com a gestão de consumos, tanto do ponto de vista do consumidor como do produtor / distribuidor de electricidade. Na primeira parte são passadas em revista as técnicas mais modernas de controlo de consumos, locais e centralizados (remotas), e os problemas associados. É apresentado um dispositivo desenvolvido para o controlo local de consumos com vista à limitação da ponta de potência de uma instalação, com características inovadoras no algoritmo de controlo e na discriminação dos consumos dos diversos circuitos monitorizados. É também apresentado o desenvolvimento de um sistema de medida de consumos de energia eléctrica de elevada precisão, que leva em conta a poluição harmónica da rede. Pretende demonstrar a viabilidade de sistemas precisos de medida simultaneamente para uso a jusante por sistemas de gestão de consumos e não desprezando o efeito de injecção de harmónicos por equipamentos electrónicos, nomeadamente usados em controlo de consumos. Finalmente, é demonstrada a viabilidade da realização de estudos de impacto da gestão centralizada de consumos pelo produtor/distribuidor com meios computacionais modestos, através de um conjunto de programas desenvolvidos com grande interactividade com o utilizador. Aqueles programas permitem optimizar as acções de controlo de modo a conseguir a melhor estratégia de corte das pontas do diagrama de cargas, avaliando ainda os custos comparados de planos de expansão da capacidade de geração com e sem acções de controlo centralizado de consumos.
Descrição: Tese de doutoramento em Ciências da Engenharia (Engenharia Electrotécnica, especialidade Instrumentação e Controle) apresentada à Fac. de Ciências e Tecnologia de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/2107
Direitos: embargoedAccess
Aparece nas coleções:FCTUC Eng.Electrotécnica - Teses de Doutoramento

Mostrar registo em formato completo

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.