Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/20967
Título: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica professor Alberto Nery Capucho - turma do 9º C no ano letivo de 2011/2012
Autor: Santana, Luiz Henrique Rodrigues Monteiro Gonçalves 
Orientador: Nobre, Paulo
Palavras-chave: Ensino da educação física; Estágio pedagógico; Formação de professores
Data: 2012
Resumo: O estágio pedagógico é um dos momentos mais importantes na formação docente, onde o estagiário tem a oportunidade prática de intervir junto de uma turma de modo a aplicar e a consolidar um conjunto de conhecimentos teóricos adquiridos ao longo da sua formação. Este relatório surge no âmbito do estágio pedagógico feito junto de uma turma do 3º ciclo, da Escola Básica Professor Alberto Nery Capucho. Este documento tem a finalidade de fazer uma análise refletiva acerca daquilo que foi o desenvolvimento e as tomadas de decisões de todo o processo de ensino-aprendizagem levado a cabo durante este ano letivo. Este relatório está estruturado em três grandes capítulos. No primeiro capítulo, é feita uma contextualização da prática desenvolvida, com a caracterização do meio (da escola e da turma) assim como é feita uma descrição das expectativas aquando do inicio do estágio. O segundo capitulo, é feita uma análise reflexiva sobre todo o processo de planeamento, realização e avaliação, assim como a análise das aprendizagens adquiridas pelo professor e pelos alunos no âmbito do ensino e aprendizagem. Neste capítulo ainda são analisadas as dificuldades e necessidades de formação, a ética profissional e as questões dilemáticas com que me defrontei durante este ano. No terceiro ponto, é aprofundado um tema problema do âmbito de intervenção da Educação Física. O tema abordado foi a eficácia pedagógica, mais especificamente, a eficácia da instrução. O estudo do caso de um estagiário e da sua respetiva turma, teve como objetivo verificar como a instrução varia nas distintas funções didáticas e chegar a criação de um modelo de instrução eficaz, tendo em conta a opinião dos alunos. Os resultados obtidos apontam para variação das seis categorias utilizadas durante os diferentes momentos de aprendizagem dos alunos (introdução, exercitação e consolidação) assim como permitiu chegar a um conjunto de indicadores para atingir um modelo a partir do qual a instrução é considerada mais eficaz para as aprendizagens dos alunos.
Descrição: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/20967
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Rel_estg1112_luiz_santana.pdf1.49 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

233
Visto em 26/mar/2024

Downloads

162
Visto em 26/mar/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.