Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/20967
Title: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola básica professor Alberto Nery Capucho - turma do 9º C no ano letivo de 2011/2012
Authors: Santana, Luiz Henrique Rodrigues Monteiro Gonçalves 
Orientador: Nobre, Paulo
Keywords: Ensino da educação física; Estágio pedagógico; Formação de professores
Issue Date: 2012
Abstract: O estágio pedagógico é um dos momentos mais importantes na formação docente, onde o estagiário tem a oportunidade prática de intervir junto de uma turma de modo a aplicar e a consolidar um conjunto de conhecimentos teóricos adquiridos ao longo da sua formação. Este relatório surge no âmbito do estágio pedagógico feito junto de uma turma do 3º ciclo, da Escola Básica Professor Alberto Nery Capucho. Este documento tem a finalidade de fazer uma análise refletiva acerca daquilo que foi o desenvolvimento e as tomadas de decisões de todo o processo de ensino-aprendizagem levado a cabo durante este ano letivo. Este relatório está estruturado em três grandes capítulos. No primeiro capítulo, é feita uma contextualização da prática desenvolvida, com a caracterização do meio (da escola e da turma) assim como é feita uma descrição das expectativas aquando do inicio do estágio. O segundo capitulo, é feita uma análise reflexiva sobre todo o processo de planeamento, realização e avaliação, assim como a análise das aprendizagens adquiridas pelo professor e pelos alunos no âmbito do ensino e aprendizagem. Neste capítulo ainda são analisadas as dificuldades e necessidades de formação, a ética profissional e as questões dilemáticas com que me defrontei durante este ano. No terceiro ponto, é aprofundado um tema problema do âmbito de intervenção da Educação Física. O tema abordado foi a eficácia pedagógica, mais especificamente, a eficácia da instrução. O estudo do caso de um estagiário e da sua respetiva turma, teve como objetivo verificar como a instrução varia nas distintas funções didáticas e chegar a criação de um modelo de instrução eficaz, tendo em conta a opinião dos alunos. Os resultados obtidos apontam para variação das seis categorias utilizadas durante os diferentes momentos de aprendizagem dos alunos (introdução, exercitação e consolidação) assim como permitiu chegar a um conjunto de indicadores para atingir um modelo a partir do qual a instrução é considerada mais eficaz para as aprendizagens dos alunos.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/20967
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_estg1112_luiz_santana.pdf1.49 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

238
checked on Apr 16, 2024

Download(s)

168
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.