Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/2092
Title: Tensões residuais de origem térmica em materiais compósitos de matriz metálica: modelação matemática e estudos numéricos.
Authors: Dias, Filipe Miguel Horta e Vale Teixeira 
Orientador: Menezes, Luís Filipe Martins
Keywords: Tecnologia da Produção; Engenharia Mecânica
Issue Date: 2000
Citation: Tensões residuais de origem térmica em materiais compósitos de matriz metálica: modelação matemática e estudos numéricos. Coimbra : [s.n.], 1999.
Abstract: Apresenta-se o desenvolvimento de um modelo matemático tridimensional e o respectivo programa de simulação numérica. O objectivo é determinar os campos de tensões residuais, após arrefecimento, em materiais compósitos de matriz metálica (CMM). Enumeram-se conceitos tecnológicos relacionados com os CMMs referindo em particular os processos de fabrico, aplicações mais comuns e propriedades. Desenvolve-se um modelo de comportamento termoelástico para o reforço do CMM e outro termoelasto-viscoplástico para a matriz. Este último baseado em variáveis de estado internas e externas de modo a permitir modelar com exactidão os fenómenos de encruamento e restauração do material. O princípio das potências virtuais resultante é implementado recorrendo a uma formulação lagrangeana reactualizada e a um método de integração temporal semi-implícito. Com a formulação resultante desenvolve-se um programa de elementos finitos para simular numericamente os processos referidos. Implementa-se um algoritmo de controlo automático do tamanho do incremento de tempo de modo a optimizar as prestações de cálculo. Realizam-se testes numéricos de optimização dos algoritmos e dos esquemas de controlo desenvolvidos. Determinam-se valores ideais para os parâmetros definidores dos algoritmos referidos. Estudam-se as implicações de alguns parâmetros tecnológicos como a fracção volúmica de reforço, a velocidade de arrefecimento e a distribuição do reforço nas tensões residuais resultantes. Efectuam-se ensaios de validação do programa por comparação com resultados obtidos por outros autores. Palavras-chave: Compósitos de matriz metálica, elementos finitos, modelação matemática, tensões residuais, termoelasto-viscoplasticidade.
URI: https://hdl.handle.net/10316/2092
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Doutoramento

Show full item record

Page view(s)

247
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.