Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/2088
Título: Mecanismos de oxidação electroquímica e quantificação de drogas de abuso
Autor: Garrido, Jorge Manuel Pinto de Jesus 
Orientador: Brett, Ana Maria Oliveira
Matos, Cristina
Palavras-chave: Bioquímica; Drogas de abuso; Oxidação
Data: 31-Mar-2004
Citação: GARRIDO, Jorge Manuel Pinto de Jesus - Mecanismos de oxidação electroquímica e quantificação de drogas de abuso. Coimbra, 2003.
Resumo: O trabalho apresentado nesta dissertação teve como objectivo o estudo do mecanismo de biotransformação oxidativa de drogas de abuso e o desenvolvimento de metodologias electroanalíticas para a sua quantificação em formulações farmacêuticas e amostras apreendidas. As drogas estudadas foram a morfina, a codeína, a di-hidrocodeína, a heroína, a apomorfina e a cocaína. Para esclarecer e comprovar as etapas intermediárias e os produtos resultantes do processo oxidativo foram também sintetizados e estudados diversos metabolitos e análogos de cada uma das drogas referidas. Os estudos realizados permitiram clarificar os mecanismos de oxidação das drogas de abusoassim como propor novas etapas de oxidação e metabolitos paraos processos oxidativos que ocorrem. Os dados obtidos evidenciaram a ocorrência de uma interacção em solução entre a morfina e a cocaína com a formação de um complkexo de inclusão. Foram desenvolvidos dois métodos electroanalíticos baseados na voltametria de onda quadrada e na análise por injecção em fluxo com detecção amperométrica para a quantificação das drogas estudadas em formulações farmacêuticas e em amostras apreendidas. Estas metodologias analíticas mostraram serem boas alternativas à utilização dos métodos de referência baseados em análises volumétricas e na cromatografia líquida (HPLC).
Descrição: Tese de doutoramento em Bioquímica (Tecnologia Bioquímica) apresentada à Fac. de Ciências e Tecnologia de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/2088
Direitos: embargoedAccess
Aparece nas coleções:FCTUC Ciências da Vida - Teses de Doutoramento

Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

323
Visto em 16/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.