Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/20691
Title: Desenvolvimento dos Instrumentos de Avaliação de Qualidade de Vida na Infecção VIH da Organização Mundial de Saúde (WHOQOL-HIV; WHOQOL-HIV-BREF) para Português de Portugal: Apresentação de um Projecto
Authors: Canavarro, Maria Cristina 
Simões, Mário 
Pereira, Marco 
Pintassilgo, Ana Luísa 
Keywords: Qualidade de vida; VIH/SIDA; WHOQOL-HIV
Issue Date: 2006
Publisher: SIDAnet: Associação Lusófona
Serial title, monograph or event: VI HIV/AIDS Virtual Congress: “Prevenção da SIDA: Um desafio que não pode ser perdido”
Abstract: A Constituição da Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não simplesmente a ausência de doença. Esta definição pressupõe que as iniciativas de promoção de saúde não devam ser apenas dirigidas ao controlo de sintomas, diminuição da mortalidade ou aumento da expectativa de vida mas também ao bem-estar e à qualidade de vida. Neste contexto, através da colaboração de 15 centros internacionais, a OMS desenvolveu um instrumento genérico e transcultural de avaliação da qualidade de vida, o WHOQOL-100, actualmente disponível em mais de 40 idiomas. Contudo, sentiu também a necessidade de complementar este instrumento de avaliação com aspectos particulares da qualidade de vida de pessoas com VIH/SIDA. Com este objectivo, baseado no WHOQOL-100, foi desenvolvido um instrumento específico para avaliar a qualidade de vida nos doentes infectados pelo VIH/SIDA. O objectivo deste trabalho consiste em apresentar as dimensões da qualidade de vida das pessoas infectadas pela infecção por VIH derivadas do estudo piloto conduzido pelo Grupo de Qualidade de Vida na Infecção VIH da Organização Mundial de Saúde, e os procedimentos que o Centro Português desenvolveu para a validação do WHOQOL-HIV E WHOQOL-HIV-BREF para a população portuguesa.
URI: https://hdl.handle.net/10316/20691
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Artigos em Livros de Actas

Files in This Item:
Show full item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.