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Título: Aplicação da Metodologia SMED em Linhas de Montagem de Correntes de Rolo
Autor: Domingues, Pedro Mariano Mota 
Orientador: Silva, Cristóvão
Palavras-chave: SMED (Single Minute ExChange of Die); Linhas de montagem
Data: Jul-2012
Citação: DOMINGUES, Pedro Mariano Mota - Aplicação da Metodologia SMED em Linhas de Montagem de Correntes de Rolo. Coimbra:[s.n],2012. Dissertação de Mestrado
Título da revista, periódico, livro ou evento: Aplicação da Metodologia SMED em Linhas de Montagem de Correntes de Rolo
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: O presente trabalho foi desenvolvido na SramPort, empresa que se dedica ao fabrico e montagem de alguns componentes para bicicletas, e surgiu como uma forma de reduzir tempos de mudança de fabrico em linhas de montagem de correntes, por forma a libertar recursos para outras intervenções, igualmente importantes. Para essa redução, tevese como referência os vários princípios de Lean Manufacturing estudados, em especial ametodologia SMED (Single Minute ExChange of Die). No decorrer da realização deste trabalho, foram então analisadas quatro linhas de montagem de correntes de bicicleta, sendo seleccionado o grupo de mudança mais complicado dessas linhas. Nesse grupo eram feitas todas as tarefas que poderiam também ocorrer nos outros grupos, e desse modo, estudando-o, foi possível preparar guias de procedimento e sugerir melhorias para todos eles. Como resultados, para esse grupo mais complicado obteve-se uma redução de 47% no tempo total de paragem de produção (observada no último ensaio efectuado), e propôs-se uma redução de cerca de 60%, atendendo aos melhores tempos observados nos três ensaios de SMED efectuados. Para outras linhas de montagem, houve inclusive grupos de mudança para os quais o tempo ideal, e portanto proposto, originaria uma redução de 70% do tempo de paragem de produção. Para todas elas, as melhorias implementadas resultaram em investimentos nulos, mas foram também propostas melhorias com investimento, estas não implementadas, mas apresentadas nesta dissertação. Adicionalmente, foi ainda iniciado um trabalho de SMED numa prensa que produz placas interiores, sendo proposta uma sequência mais organizada de trabalho. Ficou no geral ainda muito para fazer, mas os objectivos gerais foram cumpridos, e agora cabe à empresa garantir o contínuo seguimento das melhorias propostas.
Abstract This work was developed in SramPort, a company engaged in the manufacture and assembly of some components for bicycles, and emerged as a way of reducing changeover times in assembly lines of chains, in order to release resources for other interventions, equally important. To achieve this reduction the reference were the various principles of Lean Manufacturing, in particular the methodology SMED (Single Minute ExChange of Die). Throughout this work, four assembly lines of bicycle chains were then analyzed, being selected the most complicated changeover group of those lines. In this group were made all the tasks that could also occur in the other groups, and thus studying it, was possible to prepare procedure guides and suggest improvements to all of them. As a result, for this most complicated group a 47% reduction was obtained in the total time of production stop (seen in the last test performed), and a reduction of about 60% was proposed, given the best observed time in all the three SMED tests carried out. For the other assembly lines, there was even changeover groups whose ideal time, and therefore proposed, rose to a 70% reduction of the time of production stop. In all cases, the improvements implemented resulted in zero investment. However also were proposed although not implemented improvements that needed investment. Additionally, a SMED work was also initiated on a press that produces inner plates, being proposed a more organized sequence of work. Generally, there is still much more to be done, but the overall objectives have been accomplished, and now it is for the company to ensure the continuous monitoring of the proposed improvements.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Engenharia Mecânica na especialidade de Engenharia e Gestão Industrial, apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/20572
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Mestrado

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