Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/20515
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dc.contributor.advisorRama, Luís Manuel Pinto Lopes-
dc.contributor.advisorGonçalves, Carlos Eduardo-
dc.contributor.authorFernandes, Renato Miguel Marques-
dc.date.accessioned2012-07-27T14:35:59Z-
dc.date.available2012-07-27T14:35:59Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/20515-
dc.descriptionRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Fac. de Ciências do Desporto e Educação Fisica da Univ. de Coimbra.por
dc.description.abstractA Educação Física é, provavelmente, uma das principais formas de actividade motora na sociedade contemporânea, com um papel vincado na promoção da saúde. Contudo, é preciso reconhecer que lhe cabe um conjunto mais vasto de preocupações, não podendo ser ignorado o alcance pedagógico, social e psicológico que encerra o programa da disciplina. A importância desta área disciplinar, no contexto do ensino nacional e na sociedade onde se insere, solicita um elevado nível de exigência na formação inicial de professores. Esta tem por objectivo favorecer a integração e mobilização dos conhecimentos adquiridos ao longo dos ciclos anteriores de estudos, através da prática de ensino supervisionada em contexto real, de forma a habilitar os futuros professores com competências adequadas ao exercício da profissão. Segundo a Portaria n.º 1097/2005 de 21 de Outubro e o Decreto-Lei n.º 43/2007 de 22 de Fevereiro, o Estágio Pedagógico ou Prática Pedagógica Supervisionada realiza-se nas turmas atribuídas ao Orientador de Escola (actividades lectivas) e integra, também, as actividades extra-lectivas, extra-curriculares, de intervenção socioeducativa e de gestão que cada Professor Estagiário concretiza na instituição de acolhimento e/ou junto da comunidade envolvente. No domínio das actividades efectivas do Estágio Pedagógico, tendo por base as estruturas legais e regulamentares anteriormente referidas, bem como outras, estabeleceram-se objectivos gerais e específicos a atingir, efectivaram-se planificações articuladas com o projecto curricular, levou-se a cabo a intervenção pedagógica e procedeu-se à avaliação das aprendizagens como condição reguladora do processo de ensino-aprendizagem e da verificação da consecução das metas e objectivos educativos propostos. Outra linha de análise prendeu-se com a atitude ético-profissional que, paralelamente à intervenção pedagógica, assumiu uma dinâmica de destaque na construção individual do perfil profissional do docente. O Estágio Pedagógico caracterizou-se, então, como um processo evolutivo e complexo, onde as diferenças entre orientações teóricas e desenvolvimento real do processo ensino-aprendizagem se foram esbatendo até à consecução total das metas definidas.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino da educação físicapor
dc.subjectEstágio pedagógicopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.titleRelatório final de estágiopor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.advisor.researchunitCIDAF - Research Unit for Sport and Physical Activity-
crisitem.advisor.researchunitCIDAF - Research Unit for Sport and Physical Activity-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-9619-8618-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-6687-9041-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado
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