Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/20515
Title: Relatório final de estágio
Authors: Fernandes, Renato Miguel Marques 
Orientador: Rama, Luís Manuel Pinto Lopes
Gonçalves, Carlos Eduardo
Keywords: Ensino da educação física; Estágio pedagógico; Formação de professores; Prática pedagógica
Issue Date: 2010
Abstract: A Educação Física é, provavelmente, uma das principais formas de actividade motora na sociedade contemporânea, com um papel vincado na promoção da saúde. Contudo, é preciso reconhecer que lhe cabe um conjunto mais vasto de preocupações, não podendo ser ignorado o alcance pedagógico, social e psicológico que encerra o programa da disciplina. A importância desta área disciplinar, no contexto do ensino nacional e na sociedade onde se insere, solicita um elevado nível de exigência na formação inicial de professores. Esta tem por objectivo favorecer a integração e mobilização dos conhecimentos adquiridos ao longo dos ciclos anteriores de estudos, através da prática de ensino supervisionada em contexto real, de forma a habilitar os futuros professores com competências adequadas ao exercício da profissão. Segundo a Portaria n.º 1097/2005 de 21 de Outubro e o Decreto-Lei n.º 43/2007 de 22 de Fevereiro, o Estágio Pedagógico ou Prática Pedagógica Supervisionada realiza-se nas turmas atribuídas ao Orientador de Escola (actividades lectivas) e integra, também, as actividades extra-lectivas, extra-curriculares, de intervenção socioeducativa e de gestão que cada Professor Estagiário concretiza na instituição de acolhimento e/ou junto da comunidade envolvente. No domínio das actividades efectivas do Estágio Pedagógico, tendo por base as estruturas legais e regulamentares anteriormente referidas, bem como outras, estabeleceram-se objectivos gerais e específicos a atingir, efectivaram-se planificações articuladas com o projecto curricular, levou-se a cabo a intervenção pedagógica e procedeu-se à avaliação das aprendizagens como condição reguladora do processo de ensino-aprendizagem e da verificação da consecução das metas e objectivos educativos propostos. Outra linha de análise prendeu-se com a atitude ético-profissional que, paralelamente à intervenção pedagógica, assumiu uma dinâmica de destaque na construção individual do perfil profissional do docente. O Estágio Pedagógico caracterizou-se, então, como um processo evolutivo e complexo, onde as diferenças entre orientações teóricas e desenvolvimento real do processo ensino-aprendizagem se foram esbatendo até à consecução total das metas definidas.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Fac. de Ciências do Desporto e Educação Fisica da Univ. de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/20515
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório Final Renato Fernandes.pdf475.56 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

274
checked on Mar 26, 2024

Download(s)

171
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.