Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/20458
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Cristóvão-
dc.contributor.authorMatos, Paula Cristina Nascimento de-
dc.date.accessioned2012-07-23T15:58:53Z-
dc.date.available2012-07-23T15:58:53Z-
dc.date.issued2012-01-
dc.identifier.citationMATOS, Paula Cristina Nascimento de - Plano de Negócios da Mobipeople - Internacionalização e Alianças Estratégicas. Coimbra:[s.n],2012. Dissertação de Mestradopor
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/20458-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Engenharia Mecânica apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractA presente dissertação aborda 3 temas em voga nas PME portuguesas: a internacionalização, as alianças estratégicas necessárias e a importância da elaboração de um plano de negócios. É um trabalho com carácter prático que tem vindo a ser desenvolvido ao longo de muitos meses, sendo o objectivo final a apresentação do plano de negócios da Mobipeople. É sabido que não basta identificar oportunidades, ter ideias criativas e transformá-las em negócio. Para que o resultado seja eficaz é necessário planear, efectuar pesquisas de mercado, prever as vendas, estruturar todos os processos envolvidos no negócio, avaliar financeiramente o investimento e a sua viabilidade, e procurar parceiros fora do mercado local. O plano de negócios é considerado a principal ferramenta de gestão do empresário, sendo fundamental em qualquer empresa que queira crescer, que queira exportar. Este documento importa que tenha a descrição presente e futura do negócio, deve definir o caminho a seguir de forma a sistematizar, planear, orçamentar e reflectir sobre a oportunidade de negócio ou sobre um negócio já implementado. O plano pode e deve ser usado como uma ferramenta de negociação. Os gestores devem ser claros a respeito do que desejam do parceiro ou do investidor. O plano deve conter todos os dados pertinentes para o negócio e não deve omitir informações relevantes, por mais negativas que sejam. A crescente promoção de alianças estratégicas é mais uma prova da constante marcha e necessidade da internacionalização, principalmente devido ao facto de grande número desses acordos envolver empresas PME de, pelo menos, duas nacionalidades diferentes.por
dc.description.abstractSummary This dissertation addresses three themes in vogue in Portuguese SMEs: Internationalization, the strategic alliances necessary and the importance of developing a business plan. It is a practical work that has been developed over many months because the ultimate goal is to present the business plan of Mobipeople. It is known that it is not enough to identify opportunities, to have creative ideas and transform them into business. For the outcome to be effective we need to plan, conduct market research, sales forecasting, structuring all the processes involved in the business, assess investment and financial viability and ultimately seek partners outside the local market. The business plan is considered the main tool for managing the business and is fundamental to any company that wants to grow, that want to export. This important document that has the description of the present and future business, must define the way forward in order to systematize, plan, budget and think about the business opportunity or on a business already in place. The plan can and should be used as a negotiating tool. Managers should be clear about what they desire from their partner or investor. The plan submitted must contain all data relevant to the business and should not omit relevant information even if they are negative. The increased popularity of strategic alliances is seen as further evidence of the constant motion and need for internationalization, mainly due to large and growing numbers of these agreements involving SME businesses at least of two different nationalitiespor
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectInternacionalizaçãopor
dc.subjectAlianças estratégicaspor
dc.subjectPlano de negóciospor
dc.titlePlano de Negócios da Mobipeople - Internacionalização e Alianças Estratégicaspor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationCoimbrapor
degois.publication.titlePlano de Negócios da Mobipeople - Internacionalização e Alianças Estratégicaspor
dc.peerreviewedNopor
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.advisor.researchunitCEMMPRE - Centre for Mechanical Engineering, Materials and Processes-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-7693-9570-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Final Plano de negócios Mobipeople final 2 - mestrado.pdf670.5 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 50

422
checked on Mar 26, 2024

Download(s) 50

1,135
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.