Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/20428
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Cristóvão-
dc.contributor.authorLemos, Pedro Jordão Nogueira de-
dc.date.accessioned2012-07-20T09:54:19Z-
dc.date.available2012-07-20T09:54:19Z-
dc.date.issued2009-09-
dc.identifier.citationLEMOS, Pedro Jordão Nogueira de - Um simulador para apoio à decisão m Gestão de Manutenção de infra-estruturas ferroviárias. Coimbra:[s.n.],2009. Dissertação de Mestradopor
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/20428-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Engenharia Mecânica apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractA disponibilidade de dados relativos ao estado da infra-estrutura, que as novas tecnologias provocaram na industria ferroviária de gestão da infra-estrutura, e a evolução das técnicas de simulação podem levar ao desenvolvimento de simuladores como ferramentas de apoio à decisão na gestão da manutenção em caminhos de ferro. O uso de simuladores pode ser uma importante ferramenta de avaliação para decisões relacionadas com a substituição de tarefas de natureza preventiva por tarefas de natureza preditiva baseadas no estado dos activos, com a consequente diminuição de custos. Os simuladores podem também ser utilizados como ferramenta na avaliação da performance das equipas de manutenção. O objectivo deste projecto de tese é a criação de um modelo da Linha do Norte, utilizando os activos de sinalização e os recursos das equipas afectas à sua manutenção, através de uma ferramenta comercial de simulação (Simul8), avaliando a sua utilidade como ferramenta para apoio à decisão em Gestão da Manutenção.por
dc.description.abstractThe availability of data concerning the status quo of the infrastructure assets being collected by railways and the evolution of simulation techniques can lead to the use of simulators as decision support tools in maintenance management. The use of simulators can be an important decision tool when decision making about replacing periodical maintenance tasks by predictive maintenance tasks based on the condition of the asset. It can also be useful in evaluating the results of the different teams that perform maintenance tasks. The objective of this thesis project is to create a model of the Portuguese Northern Line using signalling assets and maintenance teams using a commercial simulation tool (Simul8) and to evaluate the usability of the model as a support decision tool in maintenance management.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCaminhos de ferropor
dc.subjectGestão de manutençãopor
dc.titleUm simulador para apoio à decisão em gestão da manutenção de infra-estruturas ferrováriaspor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationCoimbrapor
degois.publication.titleUm simulador para apoio à decisão m Gestão de Manutenção de infra-estruturas ferroviáriaspor
dc.peerreviewedNopor
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCEMMPRE - Centre for Mechanical Engineering, Materials and Processes-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-7693-9570-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Pedro_Lemos_2007100500_2009_RF.pdf3.64 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.