Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/20215
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dc.contributor.advisorCarvalho, Albano Augusto Cavaleiro Rodrigues de-
dc.contributor.advisorRamalho, Amilcar Lopes-
dc.contributor.authorEsteves, Miguel Alberto Pereira-
dc.date.accessioned2012-07-03T22:42:57Z-
dc.date.available2012-07-03T22:42:57Z-
dc.date.issued2011-07-
dc.identifier.citationESTEVES, Miguel Alberto Pereira - Melhoria da resistência ao desgaste e da eficiência de correntes de transmissão para bicicleta por aplicação de revestimentos PVD. Coimbra:[s.n.],2011. Dissertação de Mestradopor
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/20215-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Engenharia Mecânica apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractA presente dissertação tem como objectivo o estudo de tratamentos de superfície a aplicar aos eixos de corrente de bicicleta com o intuito de obter maior resistência ao desgaste. Numa fase inicial foram estudados os mecanismos de desgaste presentes em correntes de bicicleta quando funcionam em condições de serviço para posteriormente serem reproduzidos em laboratório. A escolha do tipo de ensaios a realizar, bem como das condições de ensaio, pendeu do tipo de desgaste e dos materiais aplicados nos componentes, sendo que outros estudos já realizados forneceram informação decisiva para a fixação das condições de ensaio em laboratório. A abrasão foi identificada como a principal causa de desgaste, justificando- se que o primeiro tipo de ensaio aplicado foi de desgaste por abrasão com o intuito de determinar parâmetros de desgaste que possibilitassem uma comparação directa entre materiais, nomeadamente a taxa específica de desgaste. Inicialmente foram caracterizados os substratos e posteriormente alguns revestimentos. Conclui-se que seriam necessários ensaios alternativos de escorregamento para a completa caracterização dos revestimentos. Reformulou-se o modelo experimental introduzindo complementarmente a técnica de ensaios alternativos. Os resultados experimentais foram avaliados aplicando modelos de tratamento de dados, previamente seleccionadas, como o modelo linear de Archard- Czichos para desgaste, o modelo de atrito de Amontons-Coulomb e uma abordagem energética para relacionar atrito e desgaste. Finalmente foram comparados os resultados dos vários materiais com o objectivo de avaliar da eficiência das novas soluções.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectDesgastepor
dc.subjectAbrasãopor
dc.subjectRevestimentopor
dc.titleMelhoria da Resistência ao desgaste da eficiência de correntes de transmissão para bicicleta por aplicação de revestimentos de PVDpor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationCoimbra, 2011por
degois.publication.titleMelhoria da resistência ao desgaste e da eficiência de correntes de transmissão para bicicleta por aplicação de revestimentos PVDpor
dc.peerreviewedNopor
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
crisitem.advisor.deptFaculty of Sciences and Technology-
crisitem.advisor.parentdeptUniversity of Coimbra-
crisitem.advisor.researchunitCEMMPRE - Centre for Mechanical Engineering, Materials and Processes-
crisitem.advisor.researchunitCEMMPRE - Centre for Mechanical Engineering, Materials and Processes-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-8251-5099-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-7004-2212-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Mestrado
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