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https://hdl.handle.net/10316/2010
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Rodrigues, João Manuel Coutinho | - |
dc.date.accessioned | 2008-12-04T13:57:48Z | - |
dc.date.available | 2008-12-04T13:57:48Z | - |
dc.date.issued | 1993-05-07 | en_US |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/2010 | - |
dc.description | Tese de doutoramento em Ciências da Engenharia (Engenharia Civil-Ordenamento do Território e Transportes) apresentada à Fac. de Ciências e Tecnologia da Univ. de Coimbra | - |
dc.description.abstract | Poderão ser sintetizadas nos seguintes pontos as principais contribuições inovadoras deste trabalho: Desenvolvimento de um interface homem-máquina flexível, baseado num ambiente gráfico interactivo, capaz de potenciar as capacidades de decisão e de processamento de informação do utilizador para problemas que podem ser representados na forma de rede. Esse interface foi usado no tratamento dos problemas referidos a seguir. Desenvolvimento de um sistema de apoio à decisão, fortemente interactivo, para a determinação de caminhos óptimos com dois critérios. Embora este problema apresente uma complexidade computacional muito elevada, a metodologia proposta para a determinação das soluções, quando comparada com modelos pré-existentes, permite obter soluções para o problema em tempos muito mais baixos, os quais são inferiores da ordem das dezenas até à ordem das dezenas de milhar de vezes. Este significativo aumento de eficiência no tratamento destes problemas vem permitir o tratamento, de uma forma interactiva, de redes com as dimensões dos problemas reais de larga escala que se podem colocar quer à escala urbana quer à escala regional. Desenvolvimento de um sistema de apoio à decisão para o tratamento de problemas de entrega/recolha de bens, serviços ou pessoas atendendo à existência de restrições de capacidade. Estes problemas apresentam complexidade computacional tão elevada, que só é possível efectuar a sua abordagem através de heurísticas. Com base num extenso levantamento bibliográfico, foi possível implementar e comparar várias heurísticas pré-existentes. Foi então efectuado o desenvolvimento de uma nova heurística com o recurso à utilização de técnicas de pesquisa tabu. Esta nova abordagem proporcionou a obtenção de resultados globais melhores que os conseguidos com as diversas heurísticas pré-existentes, conforme se verifica pelos resultados apresentados. Como abordagem prévia a este novo tipo de técnicas, é também apresentada uma introdução «didáctica» ao método de pesquisa tabu e a resolução de um problema de rotulagem dos nodos de uma rede com aplicações, nomeadamente, no tratamento analítico de problemas de engenharia estrutural e em problemas de localização. Todo o software usado quer a nível de interfaces gráficos quer a nível algorítmico foi totalmente desenvolvido para o efeito pelo autor. | en_US |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | embargoedAccess | eng |
dc.subject | Ordenamento do Território e Transportes | en_US |
dc.subject | Engenharia Civil | en_US |
dc.title | Apoio à decisão na circulação em redes | en_US |
dc.type | doctoralThesis | en_US |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.openairetype | doctoralThesis | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.grantfulltext | none | - |
item.fulltext | Sem Texto completo | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
crisitem.author.dept | Faculty of Sciences and Technology | - |
crisitem.author.parentdept | University of Coimbra | - |
crisitem.author.researchunit | INESC Coimbra – Institute for Systems Engineering and Computers at Coimbra | - |
crisitem.author.orcid | 0000-0001-9311-5584 | - |
Appears in Collections: | FCTUC Eng.Civil - Teses de Doutoramento |
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