Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/2010
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRodrigues, João Manuel Coutinho-
dc.date.accessioned2008-12-04T13:57:48Z-
dc.date.available2008-12-04T13:57:48Z-
dc.date.issued1993-05-07en_US
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/2010-
dc.descriptionTese de doutoramento em Ciências da Engenharia (Engenharia Civil-Ordenamento do Território e Transportes) apresentada à Fac. de Ciências e Tecnologia da Univ. de Coimbra-
dc.description.abstractPoderão ser sintetizadas nos seguintes pontos as principais contribuições inovadoras deste trabalho: Desenvolvimento de um interface homem-máquina flexível, baseado num ambiente gráfico interactivo, capaz de potenciar as capacidades de decisão e de processamento de informação do utilizador para problemas que podem ser representados na forma de rede. Esse interface foi usado no tratamento dos problemas referidos a seguir. Desenvolvimento de um sistema de apoio à decisão, fortemente interactivo, para a determinação de caminhos óptimos com dois critérios. Embora este problema apresente uma complexidade computacional muito elevada, a metodologia proposta para a determinação das soluções, quando comparada com modelos pré-existentes, permite obter soluções para o problema em tempos muito mais baixos, os quais são inferiores da ordem das dezenas até à ordem das dezenas de milhar de vezes. Este significativo aumento de eficiência no tratamento destes problemas vem permitir o tratamento, de uma forma interactiva, de redes com as dimensões dos problemas reais de larga escala que se podem colocar quer à escala urbana quer à escala regional. Desenvolvimento de um sistema de apoio à decisão para o tratamento de problemas de entrega/recolha de bens, serviços ou pessoas atendendo à existência de restrições de capacidade. Estes problemas apresentam complexidade computacional tão elevada, que só é possível efectuar a sua abordagem através de heurísticas. Com base num extenso levantamento bibliográfico, foi possível implementar e comparar várias heurísticas pré-existentes. Foi então efectuado o desenvolvimento de uma nova heurística com o recurso à utilização de técnicas de pesquisa tabu. Esta nova abordagem proporcionou a obtenção de resultados globais melhores que os conseguidos com as diversas heurísticas pré-existentes, conforme se verifica pelos resultados apresentados. Como abordagem prévia a este novo tipo de técnicas, é também apresentada uma introdução «didáctica» ao método de pesquisa tabu e a resolução de um problema de rotulagem dos nodos de uma rede com aplicações, nomeadamente, no tratamento analítico de problemas de engenharia estrutural e em problemas de localização. Todo o software usado quer a nível de interfaces gráficos quer a nível algorítmico foi totalmente desenvolvido para o efeito pelo autor.en_US
dc.language.isoporpor
dc.rightsembargoedAccesseng
dc.subjectOrdenamento do Território e Transportesen_US
dc.subjectEngenharia Civilen_US
dc.titleApoio à decisão na circulação em redesen_US
dc.typedoctoralThesisen_US
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypedoctoralThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextnone-
item.fulltextSem Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.author.deptFaculty of Sciences and Technology-
crisitem.author.parentdeptUniversity of Coimbra-
crisitem.author.researchunitINESC Coimbra – Institute for Systems Engineering and Computers at Coimbra-
crisitem.author.orcid0000-0001-9311-5584-
Appears in Collections:FCTUC Eng.Civil - Teses de Doutoramento
Show simple item record

Page view(s) 50

414
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.