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Title: Projecto de Um Motor de Combustão Interna para Um Veículo Automóvel Utilitário
Authors: Pita, Hernâni Joaquim Tiago 
Orientador: Carvalheira, Pedro de Figueiredo Vieira
Keywords: Motor de combustão interna; NEDC; Automóvel; Desempenho; Simulação; Consumo
Issue Date: Sep-2011
Citation: Pita, Hernâni Joaquim Tiago - Projecto de Um Motor de Combustão Interna para Um Veículo Automóvel Utilitário. Coimbra [.n.],2011.Dissertação de Mestrado
Serial title, monograph or event: Projecto de Um Motor de Combustão Interna para Um Veículo Automóvel Utilitário
Abstract: O objectivo deste trabalho é encontrar qual o melhor motor de combustão interna para equipar um automóvel utilitário. Isto é alcançado através da análise dos resultados de um programa de simulação do ciclo de funcionamento do motor, de um programa de simulação do ensaio NEDC (New European Driving Cycle) e de um programa de simulação do tempo que um automóvel precisa para acelerar desde o repouso até atingir uma dada velocidade pré-definida ou percorrer uma dada distância pré-definida. Com estas ferramentas conseguimos prever o comportamento e o desempenho do automóvel. Os programas possibilitam a simulação de vários motores para alcançar uma conclusão fiável sobre a melhor escolha do motor. São realizadas simulações do ciclo de funcionamento de cada motor de modo a conhecer as curvas características de cada um. As curvas são posteriormente introduzidas no programa de simulação de aceleração e no programa de simulação do ciclo NEDC. Com os resultados obtidos com os programas analisamos qual o motor que melhor preenche os critérios estabelecidos de desempenho de um automóvel utilitário. Com estes resultados o motor que melhor satisfaz os critérios estabelecidos é o motor de três cilindros e 1021 cm3 de cilindrada.
Abstract The goal of this thesis is to find out which internal combustion engine is the best to power a city utility car. This is accomplished by analyzing the results of a simulation program of the engine operating cycle, a simulation program of the NEDC (New European Driving Cycle) test and a simulation program of the time an automobile needs to accelerate from rest to reach a given speed pre-defined or travel a given preset distance. With these tools we can predict the performance and behavior of the automobile. The programs allow us to simulate several engines to obtain a reliable conclusion on the best choice for the engine. Simulations of the operating cycle of each engine are performed in order to know the characteristic curves of each one. These curves are then introduced in the simulation program of the time an automobile needs to accelerate from rest to reach a given predefined speed or travel a given preset distance and in the simulation program of the NEDC test. With the results of the programs we analyze which engine best meets the criteria of performance of a city utility automobile. With the results gathered from the programs, the engine that best fits a city utility automobile meeting the criteria established would be the three cylinder engine with 1021 cm3 displacement volume.
Description: Dissertação de Mestrado, em Engenharia Automóvel, aprsentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/20051
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Mestrado

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