Title: Relatório final de estágio
Authors: Oliveira, Alexandre Miguel Carvalho Santos 
Keywords: Estagiários de educação física;Estágio pedagógico;Formação de professores;Prática pedagógica
Issue Date: 2010
Abstract: O objectivo principal do Relatório Final do Estágio Pedagógico realizado, é, face às expectativas iniciais, descrever e reflectir sobre as actividades desenvolvidas ao nível das dimensões de Planeamento, Realização, Avaliação e Atitude Ético-Profissional, fundamentadas com as aprendizagens realizadas no primeiro ano do Curso Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário. Revela-se assim ser de extrema importância ao professor estagiário, desenvolver competências de planeamento que lhe confiram unicidade, continuidade, flexibilidade, objectividade e exequibilidade; dominar as diferentes dimensões de intervenção pedagógica - instrução, gestão pedagógica, clima de aula/disciplina e decisões de ajustamento, bem como, utilizar o feedback pedagógico em todas as suas dimensões e observar a prática subsequente dos discentes, antes de emitir novo feedback. Num compromisso ético-profissional com as aprendizagens dos alunos e com a Escola, deve ser capaz de avaliar com rigor, utilidade, credibilidade, fiabilidade e validade, contribuindo para isso a construção de instrumentos de registo que lhe permitem de forma sistemática, regular o processo de ensino-aprendizagem. O professor estagiário deve ainda ter a capacidade de reflectir sobre as suas práticas e investir na formação ao longo da sua carreira profissional.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Fac. de Ciências do Desporto e Educação Física da Univ. de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/19962
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatório final de Estágio- ALEX.pdf653.67 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.