Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/1974
Title: Detecção de gases tóxicos utilizando elementos semicondutores sensíveis
Other Titles: Detection of poisonous gases using sensible semiconductors elements
Authors: Faia, Pedro Manuel Gens de Azevedo de Matos 
Orientador: Furtado, Carlos Artur Trindade de Sá
Keywords: Materiais e campo electromagnético; Poisonous gases detection
Issue Date: 14-Mar-2003
Citation: FAIA, Pedro Manuel Gens de Azevedo de Matos - Detecção de gases tóxicos utilizando elementos semicondutores sensíveis. Coimbra, 2002.
Abstract: O dióxido de estanho, SnO2, é um dos óxidos metálicos mais investigado com vista à sua aplicação em sistemas de detecção de gases tóxicos. Com efeito, é um dos materiais mais multifacetados para este tipo de aplicações permitindo inclusive a sua utilização em fenómenos de detecção concorrentes. O princípio de funcionamento consiste em determinar a variação da resistência eléctrica, logo que um determinado gás reage superficialmente com o material cerâmico. O principal objectivo do trabalho foi precisar de que forma a temperatura de sinterização influencia a estrutura porosa do óxido metálico SnO2 e por conseguinte a sua repercussão nos mecanismos superficiais de detecção de alguns tipos de gases redutores. Com esse intuito realizou-se inicialmente um estudo da variação da densidade e da porosidade em função da temperatura de sinterização (entre 600 e 1200 ºC). Observou-se de que forma os parâmetros de preparação influenciam os mecanismos de densificação, optando-se por uma sequência de preparação que apresentou reprodutibilidade em termos microestruturais. Utilizando o método de espectroscopia de impedância complexa, fez-se um estudo da condutividade em função da temperatura de sinterização das cerâmicas sólidas, tendo-se verificado evolução significativa em termos da variação do comportamento da resistência do grão e da fronteira de grão do cristal. Estudou-se a sensibilidade das cerâmicas relativamente a dois gases redutores, CO e CH4, em função da temperatura de sinterização. O cálculo das energias de activação para as reacções gasosas foi também utilizado para caracterizar a qualidade da resposta eléctrica dos materiais. De forma não exaustiva observou-se ainda a influência da geometria dos eléctrodos na condução eléctrica das amostras. Realizou-se ainda uma breve abordagem à problemática da selectividade aos gases, com consequente desenvolvimento de formas para substratos de matrizes de sensores.
Description: Tese de doutoramento em Engenharia Electrotécnica (Materiais e Campos Electromagnéticos) apresentada à Fac. de Ciências e Tecnologia de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/1974
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FCTUC Eng.Electrotécnica - Teses de Doutoramento

Show full item record

Page view(s)

114
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.