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Título: Padrões na aquisição-aprendizagem da marcação do género nominal em Português como L2
Autor: Ferreira, Tânia Santos 
Orientador: Martins, Cristina dos Santos Pereira
Santos, Maria Joana Vieira dos
Palavras-chave: Língua portuguesa -- Ensino; Língua portuguesa -- aprendizagem
Data: 2011
Citação: FERREIRA, Tânia Santos - Padrões na aquisição-aprendizagem da marcação do género nominal em Português como L2. Coimbra : [s.n.], 2011
Resumo: A presente dissertação tem como principal objetivo a identificação de padrões variáveis na aquisição/aprendizagem da marcação do género gramatical dentro do grupo nominal, a partir da análise de desvios produzidos por alunos estrangeiros de diferentes níveis de proficiência em português língua não-materna (PL2). O objetivo específico deste trabalho é apurar, tendo em conta as particularidades da categoria de GEN em português, que tipo de características formais e semânticas dos nomes suscitam maiores dificuldades aos aprendentes durante o processo de aquisição/aprendizagem da marcação de GEN. Assim, partindo da definição do conceito de Interlíngua (IL) proposto por Larry Selinker (1972) e da descrição das propriedades do sistema de marcação de GEN em português, seguindo atentamente os trabalhos de G. Corbett (1991) e Villalva (1994; 2003; 2008), procedeu-se à análise detalhada dos desvios de atribuição de GEN retirados de um conjunto diversificado de textos produzidos por alunos de PL2 que, entre Maio de 2009 e Maio de 2010, frequentaram cursos de português para estrangeiros na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Deste modo, as correlações estabelecidas entre tipos de desvios, marcas de GEN e nível de proficiência dos aprendentes de PL2 permitem concluir que: i) em todos os níveis de proficiência em PL2 analisados se registam desvios de marcação de GEN; ii) os nomes cuja marcação de GEN não depende de critérios de natureza quer semântica quer formal suscitam maiores dificuldades aos aprendentes; iii) o avultado número de casos de atribuição de GEN nominal desviantes registado parece sugerir que, no processo de aquisição/aprendizagem lexical, a assimilação do valor de GEN de um nome é progressiva e relativamente lenta.
This research aims to identify the variable patterns in grammatical gender marking acquisition / learning within the noun group based on the analysis of errors produced by foreign students of various proficiency levels when learning Portuguese as a Foreign Language. The specific aim of this thesis is to ascertain, considering the particularities of the gender category in Portuguese, which of the nouns‟ formal and semantic characteristics are more difficulties for learners during gender marking acquisition / learning. Starting from the definition of Interlanguage proposed by Larry Selinker (1972) and the description of the Portuguese gender marking system based on the works of G. Corbett (1991) and Villalva (1994; 2003; 2008), the gender errors of a diverse group of texts produced by students of Portuguese as a Foreign Language were analysed. The students in this study attended the Portuguese as a Foreign Language course at the University of Coimbra‟s Faculdade de Letras between May 2009 and May 2010. The correlation between different types of errors, gender marking and the proficiency level of the Portuguese as a Foreign Language learners allowed us to conclude that: i) gender marking errors were found in all levels of proficiency analysed; ii) the nouns in which gender marking does not depend on formal or semantic criteria cause more difficulties for learners; iii) the great number of noun gender marking errors seems to suggest that, during the lexical acquisition / learning process, the assimilation of a noun‟s gender is progressive and relatively slow.
Descrição: Dissertação de mestrado em Português Língua Estrangeira / Língua Segunda (Linguística Aplicada), apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/18583
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FLUC Secção de Português - Teses de Mestrado

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