Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/18229
Title: Por precaução: o tratamento da informação nas organizações escolares
Authors: Prudêncio, Paulo Guilherme Trilho 
Orientador: Barreira, Carlos Manuel Folgado
Keywords: Administração escolar; Sistemas de informação
Issue Date: 2011
Serial title, monograph or event: Por precaução: o tratamento da informação nas organizações escolares
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: A actual discussão política à volta do papel da escola e a predominância da ideia de sociedade global associada aos sistemas de informação e de conhecimento, foram factores nucleares para a escolha do tema para esta investigação. Tivemos também a pretensão de contribuir para a novel investigação que se preocupa com a gestão escolar propriamente dita e com os seus sistemas de informação, numa lógica que tenta ultrapassar dois territórios que, e segundo Barroso (2005), têm ocupado o universo da Administração Educacional: o das Ciências da Educação e o das Ciências da Administração e Gestão. Não é ousado afirmarmos que não é possível identificar escolas de gestão escolar. Apesar destas instituições serem, e de acordo com Grade (2008), uma das organizações mais estudadas, podemos inscrever um estado de desconhecimento quanto aos modelos de gestão que estão em confronto. Existe uma larga latitude de opções quanto à forma como as redes de escolas se estruturam, mas o reconhecimento da singularidade organizacional das instituições é um espaço de investigação que dá os primeiros passos. É precisamente no modo como as organizações escolares tratam a informação que se centra o nosso estudo. Fomos conhecer a cultura organizacional da escola na estreita relação com os sistemas de informação. Queríamos perceber se a maioria da informação é obtida por precaução e as conclusões da investigação comprovaram-no. Uma parte muito significativa das entradas de informação cumprem esse desígnio e não alimentam um sistema de informação que exista como tal: estudado, moderno, coerente e libertador dos actores para a tarefa essencial das escolas: o ensino. Importava conhecer as razões e foi disso que fomos à procura. A nossa opção de recolha de dados para o estudo empírico circunscreveu-se a entrevistas a directores escolares. Escolhemos uma abordagem qualitativa como método de investigação, com as consequentes análises de conteúdo e as respectivas apresentação e síntese de resultados. Encontrámos um sistema escolar mergulhado em burocracia inútil e que faz depender as decisões dos actores escolares dos excessos normativos do poder central. Apesar da autonomia na gestão escolar ser um objectivo há muito perseguido nos textos de políticas educativas, o estado da gestão informacional inscreve uma entropia que bloqueia a afirmação das particularidades organizacionais dos estabelecimentos de ensino.
The current political discussion about the school’s role and the predominance of the global society idea associated with information and knowledge systems were core factors to choose the subject for this research. Also, we aimed to contribute to the novel research that is concerned with the school management and with its information systems, by an approach that tries to overcome two different areas that, like said by Barroso (2005), have taken the Educational Administration universe: The Science of Education and the Science of Administration and Management. We can say that it is not possible to identify schools of school management. Although these institutions are, according to Grade (2008), one of the most studied organizations, we have little knowledge about the management models that are in conflict. There are several options as to how schools networks are structured, but the recognition of the organizational institution concept is a research area that takes its first steps. The main goal of this thesis is the study of how the schools deal with the information. The culture of the school in close relation with information systems was investigated in order to see if most of the information is obtained with caution and the conclusions of the investigation confirmed it. A considerable part of the information inputs do not feed an information system that exists as such: studied, modern, coherent and liberator of the players to the essential task of schools: teaching. It was important to know the reasons and that was that we were looking for. The interviews with school directors were our choice of data collection for the empirical study. We chose a qualitative approach as a method of research, with subsequent analysis of their content and presentation and synthesis of results. We found a school system contaminated by useless bureaucracy which makes the school players decisions depend on central regulatory excesses. Despite the autonomy in school management is a long pursued goal in the texts of educational policies, the state of the informational management provides an entropy that blocks the assertion of the uniqueness of the organization of schools.
Description: Dissertação de mestrado em Gestão Escolar
URI: https://hdl.handle.net/10316/18229
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Paulo Prudêncio.pdf863.41 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

100
checked on Apr 16, 2024

Download(s)

25
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.