Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/18112
Title: | A avaliação da qualidade em agrupamentos de escolas : aplicação do modelo CAF | Authors: | Cardoso, Susana Isabel de Jesus | Orientador: | Gomes, Carlos Ferreira | Keywords: | Autoavaliação; CAF; Ensino não universitário; Qualidade | Issue Date: | 14-Nov-2011 | Publisher: | FEUC | Citation: | Cardoso, Susana Isabel de Jesus - A avaliação da qualidade em agrupamentos de escolas : aplicação do modelo CAF. Coimbra, 2011 | Abstract: | A escola necessita de definir estratégias para melhorar a Qualidade do sistema educativo. A Lei n.º 31/2002, de 20 de Dezembro, aprova o sistema de avaliação da educação e do ensino não superior e é realçado o carácter obrigatório da autoavaliação. Neste contexto, realizou-se um estudo descritivo e exploratório que envolveu 114 docentes de quatro agrupamentos de escolas. O objetivo principal era conhecer a perceção destes sobre a autoavaliação do agrupamento onde lecionam. Na recolha de dados foi utilizado um questionário e a informação recolhida foi sujeita a tratamento informático com o programa SPSS. Do estudo conclui-se que a autoavaliação é percecionada como uma realidade já existente nos agrupamentos de escolas. Para uma autoavaliação eficaz, é importante a construção de objetivos, projetos, espaços e recursos comuns nos agrupamentos de escolas. A solicitação de auxílio de uma empresa externa embora eficaz apresenta maior dificuldade na implementação das ações de melhoria, não havendo discrepância quanto ao tempo de concretização do processo. | Description: | Dissertação de mestrado em Gestão Escolar, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Carlos Ferreira Gomes. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/18112 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | FPCEUC - Teses de Mestrado UC - Dissertações de Mestrado FEUC- Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissert_SusCard_Final.pdf | 1.62 MB | Adobe PDF | View/Open |
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.