Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/18112
Title: A avaliação da qualidade em agrupamentos de escolas : aplicação do modelo CAF
Authors: Cardoso, Susana Isabel de Jesus 
Orientador: Gomes, Carlos Ferreira
Keywords: Autoavaliação; CAF; Ensino não universitário; Qualidade
Issue Date: 14-Nov-2011
Publisher: FEUC
Citation: Cardoso, Susana Isabel de Jesus - A avaliação da qualidade em agrupamentos de escolas : aplicação do modelo CAF. Coimbra, 2011
Abstract: A escola necessita de definir estratégias para melhorar a Qualidade do sistema educativo. A Lei n.º 31/2002, de 20 de Dezembro, aprova o sistema de avaliação da educação e do ensino não superior e é realçado o carácter obrigatório da autoavaliação. Neste contexto, realizou-se um estudo descritivo e exploratório que envolveu 114 docentes de quatro agrupamentos de escolas. O objetivo principal era conhecer a perceção destes sobre a autoavaliação do agrupamento onde lecionam. Na recolha de dados foi utilizado um questionário e a informação recolhida foi sujeita a tratamento informático com o programa SPSS. Do estudo conclui-se que a autoavaliação é percecionada como uma realidade já existente nos agrupamentos de escolas. Para uma autoavaliação eficaz, é importante a construção de objetivos, projetos, espaços e recursos comuns nos agrupamentos de escolas. A solicitação de auxílio de uma empresa externa embora eficaz apresenta maior dificuldade na implementação das ações de melhoria, não havendo discrepância quanto ao tempo de concretização do processo.
Description: Dissertação de mestrado em Gestão Escolar, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Carlos Ferreira Gomes.
URI: https://hdl.handle.net/10316/18112
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado
UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissert_SusCard_Final.pdf1.62 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.