Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/18092
Title: Brand equity : um estudo sobre a marca Apple
Authors: Palaio, Rui Eduardo Avelar 
Orientador: Coelho, Arnaldo Fernandes de Matos
Keywords: Brand equity; Apple; Lealdade; Qualidade percebida; Notoriedade à marca; Intenção de compra; Atitude face ao dinheiro; Atitude face à marca
Issue Date: 16-Dec-2011
Publisher: FEUC
Citation: Palaio, Rui Eduardo Avelar - Brand equity : um estudo sobre a marca Apple. Coimbra, 2011
Abstract: A marca tem, nos dias de hoje, uma importância fundamental na gestão das empresas constituindo um dos seus principais activos. Saber gerir o brand equity de uma marca é fundamental para a comunidade que se empenha no estudo do comportamento dos consumidores, bem como para os gestores de activos das empresas. Neste contexto, o presente estudo pretende identificar e avaliar os factores explicativos do brand equity da uma marca considerada uma lovebrand de sucesso, aplicando o modelo conceptual de David Aaker, de forma a investigar a relação do brand equity com as suas dimensões, lealdade à marca, qualidade percebida, notoriedade da marca e associações da marca. Para o efeito o investigador procurou estudar o brand equity da marca Apple, tendo em conta as suas dimensões, e avaliando como o brand equity se reflecte em intenção de compra. Para este efeito, as variáveis relacionadas com a atitude face a produtos de marca e a atitude face ao dinheiro por parte dos consumidores foram também analisadas no presente estudo. Para testar a importância das dimensões do modelo optou-se por uma metodologia quantitativa, tendo sido desenvolvido um questionário via online. Os resultados obtidos revelaram que o brand equity da marca Apple está suportado pela lealdade à marca, que assume, no presente estudo, um peso significativo como factor determinante do valor da marca Apple. Uma marca com um brand equity elevado é sinónimo de compras futuras e representa um valioso activo que se deve preservar e desenvolver. Este estudo foca-se no brand equity da marca Apple por ser reconhecida e referenciada no mundo académico e empresarial como uma lovebrand, com importantes activos resultantes da força e do valor da marca.
Description: Dissertação de mestrado em Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Arnaldo Fernandes Matos Coelho.
URI: https://hdl.handle.net/10316/18092
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Brand equity.pdf1.17 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 1

2,804
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 5

3,447
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.