Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/18060
Title: Actividade física adaptada para pessoas com deficiência : o caso dos desportos náuticos
Authors: Madureira, Joana Cláudia de Melo 
Orientador: Costa, Hermes Augusto
Keywords: Deficiência; Incapacidade; Desporto Náutico Adaptado; Actividade Física Adaptada; Inclusão Social
Issue Date: 8-Nov-2011
Publisher: FEUC
Citation: Madureira, Joana Cláudia de Melo - Actividade física adaptada para pessoas com deficiência : o caso dos desportos náuticos. Coimbra, 2011
Abstract: O presente relatório é resultado do estágio curricular realizado durante quatro meses na empresa Multiaveiro, Projectos de Formação e Investimentos, no âmbito do Mestrado em Sociologia da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. O estágio teve uma componente prática e de investigação relacionadas com a participação na elaboração de um Manual de Boas Práticas para o desporto náutico adaptado (não motorizado). Além deste projecto, o estágio foi marcado pela participação, pontual, em algumas actividades inerentes às diversas acções da Multiaveiro. O trabalho desenvolvido durante o estágio teve como abordagem principal a questão da aplicação de adaptações nos desportos náuticos, culminando, como referi anteriormente, na realização de um caderno de encargos (Manual de Boas Práticas), onde são expostas e explicadas as possíveis adaptações, quer nas instalações desportivas, quer nos materiais/equipamentos necessários à prática, bem como os aconselhamentos de segurança essenciais para a prática das diversas modalidades apresentadas. Inerentes a este processo, estiveram relacionadas actividades de pesquisa sobre as acessibilidades e possíveis adaptações para a prática de desportos náuticos, diálogo com as Federações, Associações Desportivas e Clubes, recolha de legislação, a fim de reunir a informação necessária à elaboração do referido Manual. O relatório tem início com uma abordagem ao tema da Deficiência e do Desporto Adaptado/Actividade Física Adaptada. Numa segunda fase, procede-se a uma breve caracterização da entidade acolhedora. Posteriormente, a terceira fase é constituída pelo desenvolvimento do estágio, onde é incluída a descrição dos objectivos de estágio e realização das actividades intrínsecas ao mesmo. Por fim, a última parte do relatório, é composta pelas reflexões finais acerca do estágio, a Conclusão.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Sociologia, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Hermes Costa.
URI: https://hdl.handle.net/10316/18060
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório de Estágio JM.pdf516.33 kBAdobe PDFView/Open
Anexo-Manual de Boas Práticas.pdf1.71 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 20

832
checked on Mar 26, 2024

Download(s) 5

7,313
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.