Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/17836
Title: Indicadores de performance em manutenção industrial : utilização, valor e disponibilidade de informação
Authors: Simões, Jorge Alexandre Mendes. 
Orientador: Gomes, Carlos Ferreira
Keywords: Manutenção; Performance; Indicador; Questionário; Indústria
Issue Date: 28-Oct-2011
Publisher: FEUC
Citation: Simões, Jorge Alexandre Mendes - Indicadores de performance em manutenção industrial : utilização, valor e disponibilidade de informação. Coimbra, 2011
Abstract: A importância crescente da manutenção nas organizações industriais, impulsionada pelas constantes evoluções tecnológicas de todos os seus processos e pela pressão legislativa sobre as indústrias, a nível ambiental, de segurança e saúde pública, acompanhada pela ainda incipiente vertente de gestão nesta área, motivou a elaboração do presente estudo. A medição de performance da função manutenção permite, não só torná-la mais eficiente e proactiva, mas também determinar o seu real peso dentro das organizações, avaliando os seus impactos directos e indirectos sobre toda a estrutura das empresas. Fizemos inicialmente uma investigação sobre os sistemas de medição de performance em manutenção existentes, através de uma revisão da literatura, que mostrou também uma evolução crescente na procura de soluções para a melhoria organizacional da manutenção industrial, quer através da utilização de variadíssimas metodologias para a medição da performance nesta área, quer pela utilização de uma enorme quantidade e variedade de indicadores de performance em manutenção. Para o estudo deste trabalho, foi elaborado um questionário a profissionais de manutenção, para avaliar a utilização de 124 desses indicadores de performance da manutenção. Este estudo incide sobre 95 respostas completas ao questionário por parte desses profissinais. Os resultados obtidos confirmam a tendência do crescente uso de medidas não económicas na avaliação de performance da manutenção. Foi encontrada uma relação entre a utilização dos indicadores, o seu valor e a disponibilidade de informação para o seu cálculo. Ficaram também evidenciadas especificidades dos sectores industriais.
Description: Dissertação de mestrado em Gestão, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação Carlos Ferreira Gomes.
URI: https://hdl.handle.net/10316/17836
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese_JSimoes.pdf1.45 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 10

965
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 50

792
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.