Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/17768
Título: Relatório final de estágio : escola E.B. 2 e 3 Martim de Freitas
Autor: Araújo, Ivan Daniel Reinas dos Santos 
Orientador: Silva, Elsa Maria Ferro Ribeiro
Palavras-chave: Ensino da educação física; Estágio pedagógico; Formação de professores; Prática pedagógica
Data: 2011
Citação: ARAÚJO, Ivan Daniel Reinas dos Santos - Relatório final de estágio : escola E.B. 2 e 3 Martim de Freitas. Coimbra : [s.n.], 2011. Relatório de estágio do mestrado. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/17768
Resumo: A elaboração deste documento - Relatório Final de Estágio - encontra-se inerente às unidades curriculares de Estágio Pedagógico e de Relatório de Estágio, presentes no plano curricular do 3º e 4º semestre, do segundo ano, do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Este relatório é constituído por duas partes distintas, onde na primeira parte são descritos os processos e na segunda parte é realizada uma reflexão acerca destes. A primeira parte contempla uma descrição das actividades desenvolvidas durante a realização do estágio pedagógico, onde se evidenciam os aspectos mais importantes ligados ao Planeamento, Realização e Avaliação do processo de intervenção pedagógica. Quanto ao Planeamento, são definidas tarefas que o caracterizam, como Plano Anual, Unidades Didácticas, Unidades Temáticas e Planos de Aula. Por sua vez, em relação à Realização, é caracterizado o processo de ensino aprendizagem através das várias dimensões de uma aula. Por último, relativamente à Avaliação, são caracterizadas e descritas as três dimensões que definem a avaliação pedagógica. A segunda parte contempla uma reflexão acerca dos aspectos mais importantes inerentes à realização estágio pedagógico, passando por questões fundamentais como o processo de ensino-aprendizagem, as dificuldades e necessidades de formação, a ética profissional, as questões dilemáticas e as conclusões referentes à formação inicial. Em suma, o presente documento tem como finalidade correlacionar elementos descritivos e reflexivos dos processos inerentes à realização do Estágio Pedagógico. De salientar ainda, que este documento evidencia os aspectos mais importantes da formação inicial em termos práticos, do professor estagiário de Educação Física.
Descrição: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Fac. de Ciências do Desporto e Educação Fisica da Univ. de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/17768
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Relatório Final de Estágio - Ivan Araújo.pdf378.91 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

255
Visto em 16/abr/2024

Downloads

170
Visto em 16/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.