Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/17750
Title: A mobilização de recursos para o empreendorismo : o contraste nos casos de necessidade e de oportunidade
Authors: Nobre, Nélia da Conceição Silva 
Orientador: Ferreira, Virgínia
Keywords: Empreendedorismo de necessidade; Empreendorismo de oportunidade; Apoios institucionais; Apoios informais; Trajectória pessoal.
Issue Date: 7-Nov-2011
Publisher: FEUC
Citation: Nobre, Nélia da Conceição Silva - A mobilização de recursos para o empreendorismo : o contraste nos casos de necessidade e de oportunidade. Coimbra, 2011
Abstract: O empreendedorismo assume particular preponderância num contexto de desemprego generalizado e é visto como uma medida cada vez mais recorrente das políticas activas de emprego. A noção aqui proposta diz respeito ao empreendedorismo como forma de criação de emprego. O presente estudo pretende aprumar a efectividade das políticas de apoio ao empreendedorismo em casos de necessidade e de oportunidade, tendo em conta que a trajectória pessoal e as redes de contacto influenciam os empreendimentos. Deste modo pretende-se conhecer como os indivíduos mobilizam os vários recursos para operacionalizarem uma ideia de negócio, criando o seu próprio emprego e eventualmente o de outras pessoas. Para o efeito, foram entrevistados indivíduos desempregados que recorreram a apoios institucionais para criarem o seu próprio emprego. A análise das entrevistas foi feita sob os princípios da análise de conteúdo. Os resultados demonstram que empreendedores/as de necessidade valorizam mais os apoios institucionais do que empreendedores/as de oportunidade. As redes de contacto são fracamente mobilizadas e o seu potencial é subaproveitado. São particularmente importantes para quem empreende por necessidade e menos para empresas formadas por mais do que uma pessoa. A experiência adquirida na situação profissional anterior revelou-se um recurso potenciador dos empreendimentos assim como a participação em negócios de família.
Description: Dissertação de mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendorismo, apresentada à Faculdade de Economia e à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra sob a orientação de Virgínia Ferreira.
URI: https://hdl.handle.net/10316/17750
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação_Nélia Nobre.pdf1.68 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 20

712
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 50

433
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.