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Title: Observatório do Percurso dos Diplomados Pela Faculdade de Ciências do Desporto e educação Física da Universidade de Coimbra: Perfil Social e Trajectória Escolar dos Licenciados
Authors: Ramos, Tiago José Oliveira 
Orientador: Silva, Elsa Maria Ferro Ribeiro
Keywords: Formação de professores; Insucesso escolar; Ensino superior; Sucesso escolar; diplomados; Educaçã0 Física
Issue Date: 2009
Serial title, monograph or event: Observatório do Percurso dos Diplomados Pela Faculdade de Ciências do Desporto e educação Física da Universidade de Coimbra: Perfil Social e Trajectória Escolar dos Licenciados
Abstract: O presente estudo, orientado pela Dr.ª Elsa Silva e desenvolvido sob a coordenação do Prof. Dr. Rui Gomes pretende dar-nos uma imagem dos licenciados da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra do ano de 2005 em relação ao perfil social e sobre a sua trajectória escolar para tentarmos compreender o processo de sucesso ou insucesso escolar dos licenciados ao nível da formação académica. Utilizamos como universo de estudo os diplomados pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, nomeadamente uma amostra representativa constituída por 20 sujeitos (13 masculinos e 7 femininos) que obtiveram a sua licenciatura no ano de 2005. De modo a adquirir os dados para efectuar o estudo, aplicamos um questionário de forma a recolhermos os dados do domínio pessoal e comportamental dos inquiridos. O tratamento e análise dos dados recolhidos levaram-nos a concluir que a maioria dos licenciados é do sexo masculino, embora esse número tenha vindo a diminuir. Os dados adquiridos demonstram que cada vez mais os licenciados apostam numa formação complementar e valorizam-na bastante como auxiliar na formação académica. Uma das premissas que deve ser tida como bastante positiva é a da diminuição do insucesso escolar, sendo que cada vez mais os licenciados acabam o curso no tempo curricular mínimo. O aumento dos licenciados que efectuam uma actividade laboral paralelamente à frequência do curso, parece ter tendência a aumentar, facto que poderá levar à instabilidade e falta de tempo para que os alunos conciliem as duas actividades, podendo aumentar o insucesso escolar. A origem social dos licenciados interfere no seu sucesso escolar, e os licenciados de uma faixa socioeconómica mais favorável têm mais hipóteses de aceder ao ensino superior (nomeadamente à FCDEF-UC). Esta é uma razão para estarmos preocupados, pois podemos estar a caminhar para uma elitização do ensino, acabando com a diversidade cultural e social.
URI: https://hdl.handle.net/10316/17701
Rights: openAccess
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