Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/17690
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, Elsa Maria Ferro Ribeiro | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Paulo Sérgio Pereira de | - |
dc.date.accessioned | 2011-11-24T17:00:13Z | - |
dc.date.available | 2011-11-24T17:00:13Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/17690 | - |
dc.description | Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Fac. de Ciências do Desporto e Educação Fisica da Univ. de Coimbra | por |
dc.description.abstract | A experiência docente propiciada no decorrer do Estágio Pedagógico centra-se no conceito de currículo que atende ao princípio de “diferenciação”, “adequação” e “flexibilidade” em função do aluno e das aprendizagens significativas para o mesmo. Neste sentido, o percurso formativo do aluno pode ser concretizado de forma diferenciada, embora assente num quadro de referência consistente e com orientações claras no que respeita às aprendizagens consideradas fundamentais. À luz destes princípios torna-se fundamental a aquisição de competências pedagógicas, não só no que respeita aos conhecimentos específicos de cada modalidade desportiva, mas também no que diz respeito ao processo de ensino-aprendizagem, na perspectiva de potencialização das estratégias motivacionais associadas à prática desportiva e à participação consistente nas aulas de educação física, por parte dos alunos do 12ºano do Curso Científico-Humanístico de Línguas e Humanidades. A aquisição, o aumento e a consolidação destas competências torna-se possível quando ocorrem aprendizagens também elas significativas para o próprio professor, tendo como pilar de apoio a supervisão e orientação fornecida por docentes experientes na área, a realização da avaliação contínua para o alcance dos objectivos pedagógicos, a escuta activa face às necessidades e interesses dos alunos, assim como, a manutenção do pensamento crítico e reflexivo face às experiências vividas em Estágio Pedagógico. A par das competências profissionais, emergem as qualidades humanas e competências pessoais e sociais do professor igualmente importantes para a concretização de uma prática docente de qualidade e uma boa relação pedagógica (professor-alunos), variável central no ensino-aprendizagem dos alunos. Este Relatório de Estágio pretende ser o reflexo (do início) de um longo percurso na aprendizagem do saber-saber, saber-fazer, saber-ser e saber-estar. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Ensino da educação física | por |
dc.subject | Estágio pedagógico | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Prática pedagógica | por |
dc.title | Relatório final de estágio | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.peerreviewed | Yes | por |
item.openairetype | masterThesis | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
crisitem.advisor.dept | Faculty of Sports Sciences and Physical Education | - |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FCDEF - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Relatório Final de Estágio_Paulo Sérgio_FCDEF-UC.pdf | 941.32 kB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 50
333
checked on Mar 26, 2024
Download(s) 50
277
checked on Mar 26, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.