Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/17690
Título: | Relatório final de estágio | Autor: | Carvalho, Paulo Sérgio Pereira de | Orientador: | Silva, Elsa Maria Ferro Ribeiro | Palavras-chave: | Ensino da educação física; Estágio pedagógico; Formação de professores; Prática pedagógica | Data: | 2011 | Resumo: | A experiência docente propiciada no decorrer do Estágio Pedagógico centra-se no conceito de currículo que atende ao princípio de “diferenciação”, “adequação” e “flexibilidade” em função do aluno e das aprendizagens significativas para o mesmo. Neste sentido, o percurso formativo do aluno pode ser concretizado de forma diferenciada, embora assente num quadro de referência consistente e com orientações claras no que respeita às aprendizagens consideradas fundamentais. À luz destes princípios torna-se fundamental a aquisição de competências pedagógicas, não só no que respeita aos conhecimentos específicos de cada modalidade desportiva, mas também no que diz respeito ao processo de ensino-aprendizagem, na perspectiva de potencialização das estratégias motivacionais associadas à prática desportiva e à participação consistente nas aulas de educação física, por parte dos alunos do 12ºano do Curso Científico-Humanístico de Línguas e Humanidades. A aquisição, o aumento e a consolidação destas competências torna-se possível quando ocorrem aprendizagens também elas significativas para o próprio professor, tendo como pilar de apoio a supervisão e orientação fornecida por docentes experientes na área, a realização da avaliação contínua para o alcance dos objectivos pedagógicos, a escuta activa face às necessidades e interesses dos alunos, assim como, a manutenção do pensamento crítico e reflexivo face às experiências vividas em Estágio Pedagógico. A par das competências profissionais, emergem as qualidades humanas e competências pessoais e sociais do professor igualmente importantes para a concretização de uma prática docente de qualidade e uma boa relação pedagógica (professor-alunos), variável central no ensino-aprendizagem dos alunos. Este Relatório de Estágio pretende ser o reflexo (do início) de um longo percurso na aprendizagem do saber-saber, saber-fazer, saber-ser e saber-estar. | Descrição: | Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Fac. de Ciências do Desporto e Educação Fisica da Univ. de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/17690 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FCDEF - Teses de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relatório Final de Estágio_Paulo Sérgio_FCDEF-UC.pdf | 941.32 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página 50
341
Visto em 23/abr/2024
Downloads 50
283
Visto em 23/abr/2024
Google ScholarTM
Verificar
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.