Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/17689
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Elsa Maria Ferro Ribeiro-
dc.contributor.authorOliveira, Fábio Rafael Santos-
dc.date.accessioned2011-11-24T16:56:12Z-
dc.date.available2011-11-24T16:56:12Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/17689-
dc.descriptionRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Fac. de Ciências do Desporto e Educação Fisica da Univ. de Coimbra.por
dc.description.abstractO processo ensino-aprendizagem, devido à sua heterogeneidade de situações é bastante rico na aquisição de comportamentos, atitudes e valores. Toda esta diversidade é apresentada neste relatório juntamente com os principais factores que sustentaram o sucesso do processo ensino-aprendizagem, durante o Estágio Pedagógico realizado com uma turma do 12º ano de escolaridade. Na relação professor – aluno o professor tem como função transpor e aplicar os seus conhecimentos com o objectivo de os alunos adquirirem as aprendizagens e atingirem os objectivos propostos. É essencial que o professor coloque o aluno no centro do seu planeamento, realizando todas as acções com vista ao desenvolvimento das habilidades e conhecimentos por parte destes. Parece fundamental encontrar experiências educativas que promovam o aluno e as suas aprendizagens, porque apenas com um sistema educativo centrado no aluno é que tem sentido realizar uma diferenciação pedagógica constante e especifica a cada um dos indivíduos. Neste relatório vão ser referenciados diversos aspectos que contribuíram para melhorar o ensino da Educação Física durante o ano de estágio. Todo o planeamento educativo, aliado a uma realização cuidada e reflectida levam a que seja possível orientar e reajustar o processo educativo às necessidades da turma. O papel da avaliação e todo o seu carácter certificativo faz com que seja um processo que permite não só avaliar mas também regular o processo de formação, ajudando o professor a verificar a aquisição de habilidades e conhecimentos. Para o professor, é de extrema importância conseguir dominar as quatro dimensões de intervenção pedagógica. Este conhecimento vai facilitar a condução das aulas no que diz respeito à instrução, à comunicação, à gestão, ao clima e à disciplina, fazendo com que o professor consiga rentabilizar o tempo de empenhamento motor específico dos seus alunos. Este documento vai relatar um percurso de aprendizagens no âmbito do ano de estágio pedagógico realizado na Escola Secundária de Avelar Brotero.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino da educação físicapor
dc.subjectEstágio pedagógicopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.titleRelatório final de estágio: Escola Secundária de Avelar Broteropor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.deptFaculty of Sports Sciences and Physical Education-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório de Estágio Fábio Oliveira.pdf1.16 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

253
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

120
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.