Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/17685
Título: Relatório Final de Estágio Pedagógico
Autor: Carvalho, Pedro Rafael Oliveira 
Orientador: Coelho, Miguel Ângelo Sousa Fachada
Palavras-chave: Ensino da educação física; Estágio pedagógico; Formação de professores; Prática pedagógica
Data: 2011
Título da revista, periódico, livro ou evento: Relatório Final de Estágio Pedagógico
Resumo: Terminado um ano importantíssimo na minha vida académica, repleto de valiosas experiências que contribuíram significativamente para a minha formação profissional na área da docência da Educação Física, surge a necessidade de expor neste documento os aspectos que considero mais relevantes deste ano de Estágio Pedagógico. Assim sendo, a partir da análise do meu desempenho, irei apresentar, ao longo deste relatório, uma descrição do trabalho desenvolvido e uma reflexão estruturada que incluirão os parâmetros gerais de avaliação que estão associados às duas dimensões do Estágio Pedagógico. Relativamente à dimensão 1: Actividades de Ensino-Aprendizagem, irei abordar aspectos referentes às tarefas de Planeamento (plano anual, unidades didácticas e planos de aula), Intervenção Pedagógica/ Realização (instrução, gestão pedagógica, clima/disciplina e decisões de ajustamento) e Avaliação (diagnóstica, formativa e sumativa). Quanto à dimensão 2: Atitude Ético-Profissional, irei, igualmente, fazer uma reflexão do trabalho desenvolvido, focalizando pontos como a atitude e responsabilidade perante o trabalho de professor e dos vários actores, disponibilidade para participar activamente na vida da escola, participação em trabalho de grupo, assiduidade e pontualidade que representam competências essenciais para o desempenho de uma docência de excelência. Tendo em conta a riqueza de conhecimentos adquiridos num ano de estágio pedagógico, possibilitando a identificação de algumas das minhas lacunas na formação profissional, torna-se também pertinente referir as dificuldades sentidas e as formas de resolução, assim como a identificação das dificuldades a resolver ainda no futuro através da formação contínua. Por fim, apresentarei ainda as minhas conclusões acerca deste processo de formação, nomeadamente acerca do seu impacto no contexto escolar, da prática pedagógica supervisionada e da experiência pessoal e profissional que confere. Em suma, pretendo que este relatório seja um reflexo consciente e verdadeiro do trabalho desenvolvido no ano de Estágio Pedagógico, expondo e reflectindo pormenorizadamente os aspectos mais relevantes na formação de um professor de Educação Física.
URI: https://hdl.handle.net/10316/17685
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Relatório Final de Estágio Pedagógico Pedro Carvalho.pdf239.13 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

234
Visto em 16/abr/2024

Downloads

160
Visto em 16/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.