Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/17662
Título: | Relatório final de estágio | Autor: | Pimentel, Célia de Jesus | Orientador: | Fonseca, Pedro | Palavras-chave: | Ensino da educação física; Estágio pedagógico; Formação de professores; Prática pedagógica | Data: | 2011 | Resumo: | O presente resumo, realizado no âmbito do relatório final do Estágio Pedagógico no Curso do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básicos da Faculdade de Ciências do Desporto e da Educação Física da Universidade de Coimbra, inserido no 3º e 4º semestres do ano lectivo 2010/2011. Este relatório concretizou-se numa reflexão final relativamente à actividade desenvolvida no nosso Estágio Pedagógico, ao longo deste ano lectivo. Nas actividades de ensino aprendizagem, consideramos três grandes competências profissionais da prática docente: o planeamento do ensino, a condução do ensino aprendizagem (realização) e a avaliação. O planeamento minimiza o erro. O processo ensino aprendizagem deve ser planeado para promover o sucesso e evitar o erro. A realização é o colocar em prática a intervenção pedagógica de acordo com critérios de eficiência pedagógica, destacando-se as seguintes dimensões: instrução gestão, clima/disciplina e decisões de ajustamento. A instrução deve ser clara e objectiva. No que diz respeito à gestão, deve-se maximizar o tempo de aula, elevando o tempo potencial de aprendizagem. A existência de um bom clima de aula contribui para o empenhamento nas actividades e para a melhoria de resultados. Houve determinados momentos em que foi importante realizar decisões de ajustamento. A avaliação descreve conhecimentos, atitudes ou aptidões que os alunos adquiriram. Estas informações contribuem para o aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem e, também, para apoiar o aluno na procura e alcance do sucesso em Educação Física, no currículo escolar e noutras actividades como recreação, convívio com os colegas e adultos, etc. A ética profissional assume uma importância fundamental no desenvolvimento do agir profissional. Assumimos uma atitude adequada perante os alunos, professores e funcionários. Promovemos valores na comunidade escolar (em especial junto dos alunos): respeito, amizade, cooperação, igualdade, humildade, justiça, entreajuda e compreensão. O estágio pedagógico constituiu uma oportunidade e uma etapa marcante na nossa formação, tanto a nível académico como a nível profissional, permitindo-nos obter um leque de experiências e aprendizagens constantes. | Descrição: | Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Fac. de Ciências do Desporto e Educação Fisica da Univ. de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/17662 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FCDEF - Teses de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Capa Resumo.Abstract.pdf | 55.21 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
Relatório.pdf | 276.78 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
Capa e Folha Rosto.pdf | 57.78 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página
344
Visto em 24/set/2024
Downloads
277
Visto em 24/set/2024
Google ScholarTM
Verificar
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.