Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/17652
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAbreu, Antero Filipe Rocha-
dc.contributor.authorValente, Ana Cláudia de Sousa-
dc.date.accessioned2011-11-23T12:07:02Z-
dc.date.available2011-11-23T12:07:02Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10316/17652-
dc.description.abstractO desenrolar da prática educativa, constata inúmeras realidades, exige a adaptação da teoria a uma realidade mais complexa, a do contexto escolar, dependente de inúmeras variáveis que condicionam a actuação dos intervenientes do processo educativo. Mobiliza um conhecimento óbvio – a complexidade e a ambiguidade das funções do actor insubstituível da relação pedagógica, o Professor. É inquestionável que o Estágio Pedagógico marca uma variedade de experiências. Fundamentalmente preconiza a necessidade de investigação educacional para uma planificação qualitativa do processo de ensino e aprendizagem, em relação aos objectivos orientadores da acção, promovendo o desenvolvimento pessoal e social dos alunos que, igualmente, exige práticas metodológicas e organizacionais de gestão escolar. Naturalmente que é neste sentido, num âmbito de diferenciação numa turma de 8º ano de escolaridade, que se procura reflectir sobre a adequação dos processos formativos em função da análise dos resultados de avaliação inicial, assumindo uma ruptura com o ensino massivo. Posto isto, o presente Relatório Final de Estágio Pedagógico inserido no âmbito nas unidades curriculares de Estágio Pedagógico, contemplado no Plano de Estudos do Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, apoiado pelo processo de prática profissional na Escola Secundária com 3º Ciclo Quinta das Flores, pretende reflectir uma etapa árdua, mas gratificante, de aquisição de conhecimentos na Didáctica específica de Educação Física. É no contexto de uma formação educacional especializada, que são analisados os conhecimentos adquiridos em contextos multididiplinares de intervenção pedagógica, especificamente nas áreas do desenvolvimento curricular, da investigação educacional e da administração escolar. Para o efeito, serão contextualizados os objectivos de formação, directamente relacionados com as expectativas iniciais, far-se-á a descrição das actividades desenvolvidas – planeamento, realização e avaliação – bem como a justificação das opções tomadas. É ainda atribuída uma importância primordial à reflexão do processo ensino-aprendizagem, à identificação das dificuldades e necessidades de formação contínua, à componente ética-profissional de relevância óbvia, a questões dilemáticas e à conclusão referente à formação inicial.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino da educação físicapor
dc.subjectEstágio pedagógicopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.titleRelatório Final de Estágio: Escola Secundária com 3.º Ciclo Quinta das Florespor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.titleRelatório Final de Estágio: Escola Secundária com 3.º Ciclo Quinta das Florespor
dc.peerreviewedYespor
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
Appears in Collections:FCDEF - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório Final de Estágio - Ana Valente ESQF 2010_2011.pdf846.87 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

187
checked on Apr 1, 2020

Download(s) 50

172
checked on Apr 1, 2020

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.