Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/17641
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAbreu, Antero Filipe Rocha-
dc.contributor.advisorGandum, João-
dc.contributor.authorPoim, Tiago Guerreiro de Oliveira Mendes-
dc.date.accessioned2011-11-21T15:31:42Z-
dc.date.available2011-11-21T15:31:42Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/17641-
dc.descriptionRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Fac. de Ciências do Desporto e Educação Fisica da Univ. de Coimbrapor
dc.description.abstractEste trabalho consiste na elaboração do Relatório Final do Estágio Pedagógico, realizado como parte integrante e conclusiva do Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. O Estágio Pedagógico desenvolveu-se na Escola Secundária D. Maria, em Coimbra, no ano lectivo de 2010/2011 e tendo como objectivo favorecer a integração e consolidação, no contexto da pratica, os conhecimentos teóricos adquiridos no 1ºe 2º semestre do Curso de Mestrado, através de uma prática docente supervisionada e orientada, com vista à profissionalização de professores de Educação Física competentes. O presente relatório está estruturado em dois grandes capítulos, ao longo dos quais se apresenta as actividades desenvolvidas no Estágio Pedagógico, as actividades de ensino /Aprendizagem e as Atitudes Ético Profissionais. A intenção é descrever e reflectir sobre as actividades desenvolvidas ao longo do ano, pretendendo-se realizar uma avaliação de todo o trabalho desenvolvido e os conhecimentos dele derivado, ao descrever e analisar criticamente as duas dimensões. As principais competências profissionais a desenvolver enquanto professores estagiários são: o Planeamento, Realização e Avaliação. O conhecimento adquirido, as dificuldades sentidas, o impacto do estágio na realidade escolar e a análise e perspectiva da formação inicial e contínua, foram também abordadas de uma forma crítica e reflexiva. O perfil do professor aponta para alguém competente, que reflecte sobre a sua prática e que actua sobre ela, reajustando o ensino às necessidades dos alunos. O Estágio Pedagógico está orientado nesse sentido, mostrando-se uma óptima oportunidade de aprendizagem e promotora da aquisição e desenvolvimento de competências profissionais e pessoais, de atitudes proactivas na identificação e resolução de problemas pedagógicos, por forma a constituir o ponto de partida para uma futura integração no mercado de trabalho na área da docência da Educação Física e necessário a um desempenho proficiente. Palavras-chave: Estágio Pedagógico; competências profissionais.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino da educação físicapor
dc.subjectEstágio pedagógicopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.titleRelatório final de estágio : Escola Secundária de Avelar Broteropor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório Final de Estágio Tiago Poim 2006012676.pdf648.71 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 20

671
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 20

1,044
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.