Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/1746
Title: Avaliação e Ciclo de Vida das Aplicações Educativas: Uma Proposta com Base na Análise do Desempenho do Aluno
Authors: Gomes, Maria Cristina Coelho de Carvalho de Azevedo 
Orientador: Mendes, Maria Teresa Soares
Keywords: Engenharia Informática
Issue Date: 18-Jun-2001
Citation: GOMES, Maria Cristina Coelho de Carvalho de Azevedo - Avaliação e Ciclo de Vida das Aplicações Educativas: Uma Proposta com Base na Análise do Desempenho do Aluno. Coimbra, 2001. 292 p.
Abstract: A avaliação é um processo fundamental para o desenvolvimento e utilização de aolicações educativas informáticas. Embora a necessidade de considerar a inclusão de mecanismos de avaliação ao longo do ciclo de vida das aplicações seja amplamente recomendadda, a complexidade deste domínio dificulta a sua concretização no terreno, de modo a promover uma efectiva integração entre os processos de desenvolvimento e utilização das aplicações e os processos de avaliação. Este trabalho pretende oferecer contributos pra a avaliação das aplicações educativas, através do desenvolvimento de uma aplicação informática que permita analisar o desempenho dos alunos enquanto trabalham com as aplicações. Face à dimensão do problema optou-se por limitar o presente estudo às aplicações educativas dirigidas pra o ensino das ciências que envolvam ambientes hipermédia e de simulação. No desenvolvimento desta ferramenta informática foram considerados vários domínios de investigação, tentando compatibilizar contribuições da área das Tecnologias da Informação e do Ensino das Ciências para a avaliação das aplicações educativas. Privilegiou-se uma abordagem exploratória e iterativa onde a concepção e implementação dos protótipos foi permeada por vários testes realizados com a população alvo. O desenvolvimento da ferramenta ‘Hiper-Lista’ –uma ferramenta hipermédia de apoio à avaliação de aplicações educativas-, bem como os estudos exploratórios, que se centraram na análise do desempenho dos alunos face a aplicações educativas disponíveis no mercado, fundamentaram uma reflexão sobre critérios gerais de qualidade das aplicações educativas para o ensino das ciências, e permitiram desenvolver um modelo genérico de avaliação. A concepção e desenvolvimento dos protótipos ‘Química na Cozinha’ –um ambiente integrado de hipermédia e simulação- e ‘FAADA’ – uma ferramenta de apoio à análise do desempenho do aluno -, permitiram refinar e validar o modelo de avaliação proposto. Neste sentido tornou-se fundamental as orientações que resultam de vários testes realizados com a população alvo. Pensamos que as facilidades de implementaão e utilização da ferramenta de avaliação proposta, aliada ao topo de análise de desempenho dos alunos que faculta, providenciando informação que integra problemas de usabilidade e aprendizagem, podem ser um contributo importante para as equipas de concepção e desenvolvimento de aplicações educativas nas suas tarefas de avaliação, bem como para professores que recorram à utilização das aplicações em contextos de ensino/aprendizagem.
Description: Tese de doutoramento em Engenharia Informática apresentada à Fac. de Ciências e Tecnologia da Univ. de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/1746
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FCTUC Eng.Informática - Teses de Doutoramento

Show full item record

Page view(s)

186
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.