Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/1683
Title: Estudo de revestimentos W-C-(Co) depositados sobre aço rápido por pulverização catódica
Authors: Carvalho, Albano Augusto Cavaleiro Rodrigues de 
Keywords: Ciências dos Materiais
Issue Date: 12-Oct-1990
Citation: CARVALHO, Albano A. Cavaleiro R. - Estudo de revestimentos W-C-(Co) depositados sobre aço rápido por pulverização catódica. Coimbra, 1990, p. 242.
Abstract: Os revestimentos estudados foram obtidos a partir de alvos sinterizados de carboneto de tungsténio com teores variáveis de cobalto (0% a 15% (%pd)), utilizando como técnica de deposição a pulverização catódica. Baseados nas propriedades dos materiais sinterizados do tipo W-C-Co e nas características estruturais e morfológicas que o processo de pulverização catódica pode conferir a um material estes revestimentos quando depositados sobre aços ligados, em particular aço rápido, poderão contribuir para um aumento significativo da resistência ao desgaste e/ou dureza a quente, propriedades de interesse inegável para a Indústria Metalomecânica. Os objectivos prioritários deste estudo incidiram sobre a caracterização química, estrutural e morfológica dos revestimentos W-C-(Co), em função dos parâmetros utilizados na deposição (potência e pressão de deposição, pulverização do substrato, tempo de deposição), quando depositados sobre aço rápido M2 (AISI). De modo a correlacionar as características dos filmes W-C-(Co) e as propriedades de uso resultantes, foi selecionada a dureza como uma propriedade de interesse industrial. A optimização das condições de deposição tendo como propósito da maximização da velocidade de deposição permitiu demonstrar que a técnica r.f. magnetron é a mais adequada (650 Å/min) para a deposição de filmes W-C-(Co). No que concerne às características dos filmes, função das condições de deposição, este estudo põe em evidência o papel do tipo de pulverização catódica das propriedades dos filmes. A pulverização catódica r.f. conduz a filmes com morfologia mais compacta do que a obtida nos filmes depositados pela d.c. Para a mesma técnica de deposição é a polarização do substrato o parâmetro mais influente nas características do revestimento sendo de realçar a importância deste parâmetro ao teor em cobalto do filme e implicitamente na ocorrência de estruturas amorfas. Em função das condições de deposição a dureza pode assumir valores que variam entre 1500 e 4800 HV.
Description: Tese de doutoramento em Ciências da Engenharia (Engenharia Mecânica - Ciência dos Materiais) apresentada à Fac. de Ciências e Tecnologia da Univ. de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/1683
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Doutoramento

Show full item record

Page view(s)

181
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.