Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/1679
Title: Estudo do comportamento e da evolução estrutural de sistemas do tipo W-Me-C (Me = Metal de transição)
Authors: Trindade, Bruno Miguel Quelhas de Sacadura Cabral 
Keywords: Ciências dos Materiais
Issue Date: 12-Jan-1995
Citation: TRINDADE, Bruno Miguel Quelhas de Sacadura Cabral - Estudo do comportamento e da evolução estrutural de sistemas do tipo W-Me-C (Me = Metal de transição). Coimbra, ed. aut., 1995, 160 p.
Abstract: A presente dissertação de doutoramento incide sobre a caracterização química e estrutural de filmes finos de W-Me-C (Me=Ti, Cr, Fe, Co, Ni, Pd, Au), obtidos por pulverização catódica, e tem como objectivo principal determinar a influência do elemento Me na estrutura inicial (pós-deposição) dos filmes e avaliar a sua estabilidade com a temperatura. Pretende-se assim conhecer os fenómenos que estão na origem da formação de estruturas metaestáveis do tipo cristalino ou amorfo e contribuir para a determinação das fases estruturais existentes a temperaturas inferiores à temperatura de sinterização dos sistemas W-Me-C. Para tal, recorreu-se a um conjunto variado de técnicas experimentais de análise química e microestrutural, de entre as quais se referem a micro-sonda electrónica (EPMA), a micro-sonda iónica (SIMS), a difracção de raios X (XRD) em baixo ângulo, a microscopia electrónica de transmissão (TEM), a espectrometria de Mössbauer, a espectrometria de absorção de raios X (EXAFS) e a análise térmica diferencial (DTA). Os resultados obtidos neste estudo revelam que a grande maioria dos metais de transição formam com o tungsténio e com o carbono uma estrutura c.f.c. do tipo b-MC1-x (M=W, Me); a amorfização dos filmes W-C ocorre apenas mediante a adição de metais do grupo VIIIA da Tabela Periódica, e é resultado das características físicas e químicas destes elementos. No que se refere à estabilidade dos sistemas W-Me-C com a temperatura, verifica-se que a presença de um metal com elevada afinidade para o carbono (caso do titânio e do crómio) induz um aumento da temperatura de transformação da fase cristalina metaestável b-MC1-x; contrariamente, os sistemas W-Me-C, em que Me é um metal com fraca afinidade para o carbono, evoluem estruturalmente no domínio de temperaturas estudado, tendendo para o estado de equilíbrio. A estabilidade dos filmes cristalinos é superior à dos filmes amorfos.
Description: Tese de doutoramento em Ciências da Engenharia Mecânica (Ciência dos Materiais) apresentada à Fac. de Ciências e Tecnologia da Univ. de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/1679
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FCTUC Eng.Mecânica - Teses de Doutoramento

Show full item record

Page view(s)

255
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.