Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/15829
Título: Património industrial português da época do Movimento moderno : das experiências modernistas às novas necessidades contemporâneas
Autor: Costa, Tiago Filipe Mavigné de Sousa Nunes da 
Orientador: Ribeiro, João Mendes
Palavras-chave: Património industrial, Portugal; Movimento moderno (arquitectura)
Data: Jun-2011
Citação: Costa, Tiago Filipe Mavigné de Sousa Nunes da - Património industrial português da época do Movimento moderno : das experiências modernistas às novas necessidades contemporâneas. Coimbra, 2011.
Resumo: Este trabalho pretende abordar o tema da intervenção arquitectónica sobre o património industrial português, tomando especial atenção à arquitectura industrial produzida no período correspondente ao Movimento Moderno (1920 a 1970). Tomando consciência do processo de desindustrialização que se começou a verificar a partir dos anos setenta, levantase a questão: o que fazer com estes espaços industriais agora desactivados e, em muitos casos, abandonados e deixados à ruína? Uma das formas de garantir a preservação deste espólio arquitectónico é através da recuperação, reconversão ou musealização, atribuindo a estes espaços um renovado interesse e dinamismo, uma vez que o seu propósito original se tornou obsoleto em virtude da constante evolução tecnológica inerente à produção industrial. É neste sentido que a arquitectura contemporânea pode dar um contributo a estes exemplares da arquitectura do período modernista, complementando programas com a introdução de novos elementos ou reestruturando os espaços e as suas materialidades na procura de uma melhor adaptação à nova vida (e função) a que o edifício se destina. Pretende-se portanto analisar as opções dos arquitectos responsáveis pelas intervenções sobre o património industrial estudadas neste trabalho, procurando perceber quais as potencialidades e dificuldades destas experiências, e que cuidados existiram na preservação da identidade original dos edifícios. Estas análises permitirão fazer uma posterior comparação entre as diferentes experiências, através da qual se poderão retirar conclusões. Procura-se também descrever os contextos em que surgiram estes equipamentos industriais, para melhor perceber as opções tomadas pelos arquitectos que os conceberam, à luz do período em que se integram – o período do Movimento Moderno. Outro objectivo deste trabalho é expor a importância do reconhecimento do valor patrimonial da arquitectura da indústria produzida em Portugal, evidenciando que a sua recuperação ou reutilização poderá ser uma forma de revitalizar algumas zonas urbanas ou rurais que poderão ter caído no esquecimento ou abandono. Deste modo, pretende-se reafirmar a importância de intervir sobre o património arquitectónico industrial português produzido durante o período correspondente ao Movimento Moderno, através da análise do contexto em que surgem os edifícios iniciais até à vontade contemporânea de lhes dar uma nova vida, reconhecendo o seu valor, cruzando informações e retirando conclusões.
Descrição: Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitectura, apresentada ao Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC.
URI: https://hdl.handle.net/10316/15829
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Arquitectura - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
PATRIMÓNIO INDUSTRIAL PORTUGUÊS DA ÉPOCA DO MOVIMENTO MODERNO.pdf62.13 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 10

859
Visto em 9/abr/2024

Downloads 20

1.708
Visto em 9/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.