Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/15615
Title: Perspectivas de continuidade escolar e factores influentes numa amostra de alunos do 9º ano de escolaridade
Authors: Lima, Jacqueline Vieira Silva 
Orientador: Sanches, Maria das Dores Formosinho
Keywords: Abandono escolar; Insucesso escolar
Issue Date: 2010
Serial title, monograph or event: Perspectivas de continuidade escolar e factores influentes numa amostra de alunos do 9º ano de escolaridade
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Através das respostas de uma amostra de alunos do 9º ano (N=74), utilizando como instrumento um questionário de auto-resposta, procedemos à identificação de algumas variáveis que correlacionam positivamente com as perspectivas de continuidade ou de abandono escolar dos estudantes. Os resultados levam a crer que existem relações significativas entre as perspectivas de continuidade dos estudos e a representação que os estudantes fazem da escola e do sentido que atribuem à escolaridade para o seu futuro. Neste sentido, as representações positivas da escola aparecem correlacionadas com atitudes negativas face ao abandono escolar, sendo observado que as raparigas, tendencialmente, apresentam representações mais positivas da escola, comparativamente aos rapazes. Por outro lado, estabeleceram-se relações significativas entre as perspectivas de continuidade nos estudos e o rendimento escolar, avaliado pelas notas nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa. O (re)conhecimento das variáveis que influenciam o abandono ou prossecução dos estudos poderá contribuir para um despiste precoce dos riscos de desistência escolar e, na mesma medida, permite observar as conjunturas que constituem factores de suporte ou resiliência que permitem o prosseguimento dos estudos.
We proceeded to identify the several variables, in comparison with the perspectives of success or school dropout of the students. We did this based on the sample of the student answers from the 9th grade (N=74) using as an instrument one questionnaire of self-response. The results lead us to believe that there are correlations between the perspectives of continuing education and the school representation and its sense for the future, by the students. In this sense, the positive school representation appears connected with negative attitudes facing school dropout, noting that girls present more positive school representations than boys. On the other hand, considerable associations are established between perspectives of continuing education and school accomplishment, in rates of Mathematics and Portuguese language. The knowledge of the variables that influence the school dropout and the continuation of the studies may contribute to better address the problem of school dropout. In the same way, this allows us to identify the factors that affiliate students to school and will help them to continue their academic careers.
Description: Dissertação de Mestrado em Psicologia, área de especialização em Psicologia Pedagógica, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/15615
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Mestrado

Show full item record

Page view(s)

111
checked on Sep 22, 2020

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.