Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/15456
Title: Caracterização métrica e funcional de futebolistas sub-15: Estudo de defesas laterais e médios-centro com o recurso do global positioning system (GPS)
Authors: Godinho, Laidiston Sales 
Orientador: Figueiredo, António José Barata
Vaz, Luís Miguel Teixeira
Keywords: Futebol--teoria do jogo; Organização do jogo; Sistema de jogo; Observação de jogos--tomada de decisão
Issue Date: 2011
Abstract: Recentes inovações tecnológicas, como o GPSports, tornaram-se um método prático para quantificar padrões de movimento e exigência física no desporto. A tecnologia do GPS é utilizada para monitorizar a carga de trabalho do jogador durante treinos e competições em várias modalidades. O objectivo deste estudo foi contribuir para uma melhor compreensão dos jovens atletas de futebol em Portugal porque a literatura disponível ainda não é suficiente para suprir todas as dúvidas e constitui-se como um apoio directo ao treinador desportivo que tenta aproximar e optimizar o máximo as suas avaliações em relação às acções tomadas pelos jogadores. Durante partidas oficiais de Sub-15, 30 jogadores foram monitorizados, individualmente, através de um aparelho GPS (SPI Elite System) e os dados colectados foram transferidos para um computador, extraindo-se os valores da distância (total e em zonas de velocidade), da velocidade (média e máxima) e da frequência cardíaca (mínima, média e máxima). Os procedimentos de análise dos dados foram realizados pelo pacote estatístico SPSS 17.0 e uma análise descritiva foi realizada para caracterizar os jogadores de futebol entre 12 e 14 anos de idade. Os resultados mostraram que a distância média percorrida durante os 70 minutos da partida foi de 8234.8 m. Os jogadores atingiram uma velocidade média de 5.2 Km/h e uma velocidade máxima de 27.6 Km/h. A frequência cardíaca mínima foi de 94 bpm, a média foi de 150.2 bpm e a máxima foi de 189.1 bpm. Estes valores são inferiores aos relatados em pesquisas envolvendo atletas adultos e, basicamente, as diferenças podem ser determinadas pela idade, horas de treino, experiência competitiva, condição física, se os jogadores estão numa categoria de alto nível ou não. O GPS fornece uma descrição detalhada dos movimentos do atleta e auxilia na análise táctica. Com isso, os resultados caracterizaram os parâmetros de desempenho dos jogadores de futebol durante as partidas de Iniciados e parecem confirmar a modalidade como uma actividade intermitente com variações de intensidade.
Description: Dissertação de mestrado em Treino Desportivo para Crianças e Jovens (Ciências do Desporto), apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/15456
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Capa_pdf.pdf269.22 kBAdobe PDFView/Open
Indice_pdf.pdf68.17 kBAdobe PDFView/Open
Tese_pdf.pdf219.04 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.