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Título: Estudo exploratório do guião de entrevista semi-estruturada PACS (Parental Account of Children's Symptoms) numa amostra da comunidade
Autor: Silva, Célia Maria Guimarães da 
Orientador: Santos, Maria João Seabra
Palavras-chave: Entrevista; Avaliação pré-escolar; Pertubações do comportamento
Data: 2010
Resumo: Estudo Exploratório do Guião de Entrevista Semi-Estruturada PACS (Parental Account of Children’s Symptoms) numa amostra da comunidade Resumo O relevo dado ao testemunho dos pais para a avaliação de crianças em idade pré-escolar não tem sido acompanhado, em Portugal, pela construção/aferição de instrumentos específicos e válidos para esse fim. No sentido de responder a esse repto, o presente estudo tem como objectivos obter dados normativos preliminares assim como estudar algumas das características psicométricas do Guião de Entrevista Semi-estruturada PACS (Parental Account of Children’s Symptoms), destinada a avaliar características de hiperactividade e perturbação de conduta em crianças pré-escolares. Para tal recorreu-se a uma amostra de conveniência constituída por pais de crianças entre os 3 e os 6 anos de idade (N=40) da população geral. Os resultados obtidos permitem concluir que o instrumento apresenta boas qualidades psicométricas a nível do acordo inter-avaliadores (elevado) e consistência interna (moderada). O estudo de validade realizado permite, ainda, afirmar que o instrumento é capaz de discriminar entre sujeitos de um grupo que não apresenta características de Hiperactividade e/ou Perturbação de Conduta (a nossa amostra) e um grupo clínico (N=47) descrito como possuindo tais características.
Exploratory study of the Semi-Structured interview PACS (Parental Account of Children’s Symptoms) in a community sample Abstract The prominence given to the parent’s testimony for the preschool children’s assessment hasn’t been accompanied in Portugal by the construction and validation of specific instruments for that purpose. To meet this challenge, this study aims to obtain some preliminary normative data and data concerning some of the psychometric characteristics of the PACS Semi-structured Interview (Parental Account of Children’s Symptoms), used to assess hyperactive and conduct problem behavior in preschoolers children. The interview was administered to a convenience sample constituted by parents of children aged between 3 and 6 years (N=40) of the general population. Results show that the instrument has good psychometric qualities in terms of inter-rater agreement (very high) and internal consistency (moderate). A validity study was also conducted, which allows for the conclusion that the instrument is able to discriminate adequately between subjects of our sample and a clinical group with symptoms of Hyperactivity and Conduct Disorder (N=47).
Descrição: Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica, Sub-especialização: Sistémica, Saúde e Família, sob a Orientação da Professora Doutora Maria João Seabra Santos.
URI: https://hdl.handle.net/10316/15402
Direitos: openAccess
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