Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/15194
Title: A indústria de moldes : tendências estratégicas no domínio da internacionalização
Authors: Brás, Gonçalo Nuno Rodrigues 
Orientador: Abrunhosa, Ana Maria Pereira
Keywords: Competitividade; Formas de presença; Internacionalização; Mercados externos
Issue Date: 11-Apr-2011
Publisher: FEUC
Citation: Brás, Gonçalo Nuno Rodrigues - A Indústria de moldes : tendências estratégicas no domínio da internacionalização. Coimbra, 2011
Abstract: O presente trabalho visa contribuir para a detecção de tendências prevalecentes na indústria de moldes na abordagem aos mercados externos. Neste contexto, tendo como base o referencial teórico sobre internacionalização, foram inquiridas, através de inquérito por questionário, empresas de moldes afectas à CAE 25734 no sentido de concluir quais as oportunidades e barreiras perceptíveis pelas empresas aquando do processo de internacionalização. Também as formas de presença adoptadas no mercado externo, o tempo que medeia o início de actividade e o despoletar do processo de internacionalização e a similitude da abordagem da indústria de moldes ao mercado externo face às correntes teóricas vigentes, são objecto de análise neste estudo. A análise de dados foi efectuada através do estabelecimento da relação/associação entre variáveis com recurso à estatística descritiva. Os resultados expressam a importância da exportação directa enquanto opção prioritária na abordagem ao mercado externo, a prevalência da importância percebida das barreiras extrínsecas em detrimento das barreiras intrínsecas à empresa e a identificação da necessidade de crescimento empresarial enquanto estímulo principal ao processo de internacionalização das empresas da indústria de moldes. Paralelamente, em face da interpretação dos dados primários e secundários, existem alguns indícios de que a abordagem das empresas da indústria de moldes ao mercado externo se aproxima mais de algumas correntes teóricas (nova teoria do comércio internacional e Born Globals) que de outras correntes (teoria dos estádios, teoria do IDE).
Description: Relatório de estágio no âmbito do mestrado em Economia (Economia Europeia) apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/15194
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório de Estágio.pdf1.58 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

593
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 20

1,394
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.