Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/14812
Title: Serviços de referência : do tradicional ao digital nas bibliotecas dos Institutos Politécnicos públicos em Portugal
Authors: Mesquita, Alberto Gonçalves 
Orientador: Borges, Maria Manuel
Keywords: Serviço de referência; Instituto Politécnico; Ensino superior; Biblioteca especializada; Reference service; Polytechnic Institute; Higher education; Specialized library
Issue Date: 24-Jan-2011
Citation: MESQUITA, Alberto Gonçalves - Serviços de referência : do tradicional ao digital nas bibliotecas dos Institutos Politécnicos públicos em Portugal [em linha]. Coimbra : [s.n], 2011. [Consult. Dia Mês Ano]. Dissertação de mestrado. Disponível na WWW:<http://hdl.handle.net/10316/14812>
Abstract: No âmbito das bibliotecas do Ensino Superior, o desenvolvimento das tecnologias da informação e comunicação, promoveram novas formas de acesso à informação, gerando um novo paradigma. Hoje é impossível pensar-se em unidades de informação sem as associar à revolução das tecnologias, uma vez que a pesquisa da informação necessita cada vez mais de competências para acompanhar a evolução e a velocidade de actualização. É por esta razão que o serviço de referência tem sido alvo de várias metamorfoses com vista à adequação a esta nova era tecnológica e difusão do conhecimento. Esta mudança de paradigma tem reflexos inquestionáveis no papel destes serviços, cujo serviço tradicional passa a ser igualmente disponibilizado na forma digital. Pretende-se com este estudo traçar um diagnóstico, com recurso a um questionário enviado a todas as bibliotecas do Ensino Superior Público Politécnico em Portugal, acerca das práticas relativas aos serviços de referência, com o objectivo de caracterizar os diferentes cenários existentes e identificar a tipologia de oferta - tradicional, digital ou misto -, e o consequente impacto na comunidade académica. Nesta investigação de carácter exploratório adoptou-se por uma abordagem de natureza quantitativa. Partindo da análise dos inquéritos, pode afirmar-se que uma grande percentagem de bibliotecas dos Politécnicos, disponibilizam um Serviço de Referência Tradicional e que, só um pequeno número permite o acesso ao Serviço de Referência Digital. Constata-se ainda que, noutras bibliotecas, há emergência de Serviços de Referência Digital e diagnosticou-se a existência de serviços sem regras de funcionamento, dificuldades relativas ao espaço físico e recurso humanos. Com base nos resultados obtidos pode, ainda, afirmar-se que a tendência dos serviços de referência tradicionais é para a sua disponibilização ’on-line’. Os múltiplos desafios com que são confrontados os serviços de referência das bibliotecas dos Institutos Politécnicos, obrigam a uma visão estratégica para que a sua prestação atinja um nível de excelência, tendo como objectivo rentabilizar o investimento para que este se torne um meio de acesso à informação rápido, eficaz, e tenha impacto significativo na qualidade do ensino e da investigação promovida pela instituição.
In the scope of Higher Education, a new paradigm has been generated, due to the development of information and communication technologies, which promoted new ways of information access. Today it is impossible to think about information units without relating them to the technological revolution, because information research needs more and more skills to keep up with evolution and updating speed. That is why the reference service has been subjected to several metamorphoses aiming for the adequacy of this knowledge diffusion and technological era. This shift of paradigm brings unquestionable consequences to the provided services, in which the traditional service is also digitally available. A questionnaire about reference services practices, characterizing different existing scenarios and identifying types of service – traditional, digital or both – and impact in the academic community, in order to outline a diagnosis will be sent to all Portuguese Polytechnic Public Higher Education libraries. In this exploratory type investigation a quantitative approach has been adopted. From the enquiries analysis, we can say that a great percentage of Polytechnics libraries provide a Traditional Reference Service, and that just a small number allows Digital Reference Service access. Other libraries have emergent adoption of Digital Reference Services and services with no functioning rules, and physical space and human resources restraints have been diagnosed. Upon the results we can say that traditional reference services are moving towards providing on-line services. Multiple challenges confronting Polytechnic Institutes libraries reference services force a strategic vision so that a level of excellence is attained, the main goal being making profit of the investment, so that this may become a quick and effective information access and with significant impact in teaching and investigation quality provided by the institution.
Description: Dissertação de mestrado em Informação, Comunicação e Novos Media, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/14812
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FLUC Secção de Informação - Teses de Mestrado

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