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Título: Testes de Consciência Fonológica da Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra : estudos de precisão e validade
Outros títulos: Phonological Awareness Tests of Coimbra’s Neuropsychological Assessment Battery : reliability and validity studies
Autor: Albuquerque, Cristina Petrucci 
Simões, Mário R. 
Martins, Cristina 
Palavras-chave: Testes de Consciência Fonémica; Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra; Phonemic Awareness Tests; Coimbra’s Neuropsychological Assessment Battery
Data: 2011
Editora: Associação Iberoamericana de Diagnóstico e Avaliação Psicológica
Citação: ALBUQUERQUE, Cristina Petrucci; SIMÕES, Mário R.; MARTINS, Cristina - Testes de Consciência Fonológica da Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra : estudos de precisão e validade. "RIDEP". Vol. 1, nº 29 (2011) p. 51-76
Título da revista, periódico, livro ou evento: RIDEP
Volume: 1
Número: 29
Resumo: A Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra (BANC) integra, entre diversos outros instrumentos de avaliação, três testes de consciência fonémica: um teste de eliminação e dois de substituição de fonemas. No presente trabalho, apresentam-se dados relativos às propriedades psicométricas destes testes, designadamente à precisão (consistência interna e estabilidade temporal), à validade de constructo (progressão dos resultados em função da idade e intercorrelações entre os testes), à validade discriminante (diferenciação do desempenho de grupos com e sem problemas de aprendizagem), e à validade concorrente (correlações com testes de inteligência, outros testes da BANC e os resultados escolares dos sujeitos). Os resultados obtidos atestam a adequação psicométrica do teste de eliminação e de um dos testes de substituição, sendo menos favoráveis, em termos de precisão e progressão em função da idade, no que concerne ao outro teste de substituição.
Coimbra’s Neuropsychological Assessment Battery contains, amongst several other assessment instruments, phonemic awareness tests: one phoneme elision test and two phoneme substitution tests. This paper presents data concerning their psychometric properties, namely precision (internal consistency and temporal stability), construct validity (age differentiation and tests’ intercorrelations), discriminant validity (differentiation of groups with and without learning problems) and concurrent validity (correlations with intelligence tests, other tests from the Battery and academic grades of subjects). The results obtained demonstrate the psychometric adequacy of the elision test and of one of the substitution’s tests, but are less favourable regarding the other substitution test, namely in terms of precision and age differentiation.
URI: https://hdl.handle.net/10316/14711
Direitos: openAccess
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