Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/14706
Title: Caracterização morfométrica das bacias hidrográficas e áreas inundáveis no Concelho de Pombal
Authors: Ferreira, Armando Luís Mendes 
Orientador: Cunha, Lúcio
Tavares, Alexandre Manuel de Oliveira Soares
Keywords: Cheias; Inundações; Vulnerabilidade
Issue Date: 17-Feb-2011
Publisher: FEUC
Citation: Ferreira, Armando Luís Mendes - Caracterização morfométrica das bacias hidrográficas e áreas inundáveis no Concelho de Pombal. Coimbra, 2010
Abstract: As cheias naturais ou induzidas são fenómenos que podem provocar rupturas e impactos significativos nos sistemas sociais e económicos nas áreas por elas afectadas. A minimização desses efeitos passa essencialmente por dois tipos de medidas: as medidas estruturais e as não-estruturais, de carácter preventivo ou reactivo, encontrando-se as acções de resposta à emergência entre estas últimas. Para serem efectivas, estas acções têm de ser planeadas com antecedência e requerem a disponibilização de informação muito diversa e proveniente de várias fontes, incluindo a caracterização física, hidrológica/hidrográfica e sócio económica da área afectada, a identificação dos agentes a mobilizar em caso de catástrofe e a inventariação dos meios e recursos disponíveis. As cheias de 26 de Outubro de 2006 no concelho de Pombal, constituem uma nova realidade com a qual a população da cidade terá que aprender a lidar. Geograficamente estas cheias abrangeram áreas de ocupação humana antigas e recentes, uma ocupação que cada vez mais se expande para os leitos de cheia dos vários cursos de água que atravessam ou convergem para o perímetro urbano da cidade. Urge, assim, conhecer melhor o território e suas vulnerabilidades de forma a se poder desenvolver medidas de minimização do risco que advêm da localização da cidade devido ao seu crescimento ao longo dos últimos 25 anos.
Description: Dissertação de mestrado em Dinâmicas Sociais, Riscos Naturais e Tecnológicos, apresentada a Faculdade de Letras, Faculdade de Ciências e Tecnologia e Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/14706
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese Armando Ferreira.pdf6.66 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

476
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 10

1,992
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.