Title: Teoria crítica e aconselhamento : para uma intervenção multicultural com os estudantes da cooperação na Universidade de Coimbra
Authors: Ferro, Maria Jorge Santos Almeida Rama 
Orientador: Ferreira, Joaquim Armando Gomes Alves
Silva, Madalena Moutinho Alarcão
Keywords: Orientação escolar;Estudante do ensino superior -- comunidade de países de língua portuguesa;Multiculturalismo
Issue Date: 2-Nov-2010
Citation: FERRO, Maria Jorge Santos Almeida Rama - Teoria crítica e aconselhamento : para uma intervenção multicultural com os estudantes da cooperação na Universidade de Coimbra [em linha]. Coimbra : [s.n], 2010. [Consult. Dia Mês Ano]. Tese de doutoramento. Disponível na WWW:<http://hdl.handle.net/10316/14536>
Abstract: A Universidade de Coimbra (UC) conta um historial importante de acolhimento de estudantes dos diversos países de língua oficial portuguesa, com quem Portugal assumiu acordos de cooperação que, desde a sua definição (anos 70 do século XX, na sua maioria), procuraram promover a mobilidade estudantil. Estes acordos de cooperação, que deviam ser garante de condições de igualdade de oportunidades e de promoção de desenvolvimento para os estudantes da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), bem como de enriquecimento cultural para todos, parecem ser desafiados por múltiplos factores ficando aquém dos seus propósitos iniciais. Considerando a importância do multiculturalismo e do aconselhamento na consecução de objectivos de desenvolvimento dos indivíduos, propusemo-nos levar a cabo um estudo acerca dos estudantes da cooperação, com vista à organização de conhecimento sobre quem são, como chegam à UC, quem desejam ser, quem temem tornar-se, como vivem os anos de Ensino Superior nesta instituição e nesta cidade, com que dificuldades se confrontam, que factores de vulnerabilidade os ameaçam mas também que factores de resiliência os fazem prosseguir. O estudo suportou-se nas perspectivas dos Modelos de Aconselhamento humanistas e nos princípios da Teoria Crítica em Psicologia. A investigação assentou em metodologias qualitativas. Estando sempre representadas as diversas nacionalidades lusófonas (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, S. Tomé e Príncipe e Timor), o estudou iniciou-se com um conjunto de entrevistas com 10 indivíduos. Deste primeiro momento resultaram contos acerca de cada país e a evidência da necessidade de maior saber acerca das especificidades de cada um deles. A fase seguinte organizou-se com base na metodologia de focus groups (dois grupos, um de 9 e outro de 10 sujeitos); destas sessões emergiram os dados para avançar com um projecto de investigação acção. Este trabalho configurou-se no projecto exploratório de intervenção multicultural em aconselhamento com vista à promoção da integração plena e à igualdade de oportunidades destes estudantes em Coimbra. Assim, a investigação que realizámos (com um total de 77 indivíduos), radicada nos princípios da grounded theory, permitiu-nos obter dados relevantes sobre a população constituída pelos estudantes da cooperação. Os dados apontam que: 1) a língua portuguesa, oficialmente partilhada, não é garante de compreensão mútua, podendo ser fonte de equívocos e dificuldades várias; 2) a escolaridade anteriormente realizada nem sempre é o melhor suporte para as exigências do ensino universitário; 3) a orientação vocacional é, muitas vezes, inexistente, sendo a entrada em alguns cursos pouco reflectida; 4) aspectos como a alimentação ou o clima, regras e hábitos de interacção social podem constituir-se factores de dificuldade; 5) nem todos usufruem de apoio sócio-económico (bolsas ou subsídios); 6) a necessidade de procurar trabalho remunerado implica menor disponibilidade para dedicar ao estudo; 7) a disponibilidade para participar em actividades de complemento curricular é praticamente nula; 8) frequentemente, a rede social circunscreve-se ao grupo de colegas da mesma nacionalidade; 9) o sucesso académico não cumpre as expectativas de realização antes da chegada à Universidade e o tempo que demoram a concluir os cursos é alargado; 10) as expectativas de realização pessoal e profissional futuras, apesar das dificuldades sentidas durante a experiência universitária, são elevadas; 10) o orgulho de ser estudante de Coimbra é grande. Finalmente, é elaborada uma proposta de intervenção multicultural sublinhando que a revisão dos acordos de cooperação entre os Estados devia ser tida em atenção e a Universidade devia oferecer um serviço de aconselhamento especialmente vocacionado para estes casos, de modo a prevenir o insucesso destes sujeitos particularmente reportado ao tempo necessário para a conclusão dos cursos.
Portugal has a long history of cooperation with the Portuguese-speaking countries in several fields. In the late seventies, Portugal established a number of governmental agreements with those countries in order to promote their development. The University of Coimbra also has a long history of students’ mobility and it has been home of many students from Portuguese speaking countries in the last decades. Cooperation agreements between Portugal and these countries (the majority of them signed in the 70s), should guarantee identical opportunities for all, in promoting development and learning opportunities, also working as major opportunities for cultural interchange. However, reality seems to be quite different from the political statements. Taking into account the importance of culture in the individual’s development, our goal was to develop a study about “cooperation students”: who they are, wish to be and/or are afraid to become; how they live while studying in Coimbra; which are their difficulties and main obstacles and, finally, which vulnerabilities may jeopardize their studies (or even their lives) and which resilience factors contribute to their willpower in attending personal goals. This study would be a multicultural counseling intervention. Humanist counseling models, as well as the main principles of Critical Theory in psychology, uphold our study. Qualitative methodology was chosen, considering the nature of the research. Students from all Portuguese-speaking countries (Angola, Brazil, Cape Verde, Guiné Bissau, Mozambique, S. Tomé e Príncipe and East Timor) were present in every part of the study. Our initial purpose was to know more about that population. We wanted to build a theory about who they really are and what keeps bringing them to our university even though they have to undergo a long period of struggle. In a first moment, interviews were conducted with 10 subjects. In this stage, seven short stories were produced (one about each country) and it became evident the need to find cultural specificities of each country regulating individual behaviors. The next step consisted in two focus groups (n=9 subjects; n=10 subjects). These focus groups discussed issues such as family organization, reasons why young people of their countries want to study in Coimbra, school factors and personal readiness for the University, people who are their social support during school years, personal expectations about the university, concerns about their country. Findings sustained the need of an exploratory research action project. Based in Grounded Theory, we organized the research with 77 cooperation students. That was a study though to let people speak freely about themselves, about their countries, their vulnerabilities and their strivings. It was organized taking into account that many students only had few occasions to participate. Everyone was welcome every time they showed up. Not once were they all together. In every session we worked with at least five persons at a time. Main findings from our study were: 1) Portuguese language can be a problem more than a unifying variable; 2) previous school training is not always sufficient for college requirements; 3) career counseling is not available in all considered countries, thus students may enter some courses without knowing what they are actually choosing; 4) new climate, food and social interaction rules may function as risk factors for the well being of the students; 5) most students don’t receive any scholarship or any other economical support; 6) having to work implies less time for study; 7) being able to engage in other cultural or social activities is nearly impossible for most of those students; 8) students’ social network is almost restricted to their fellow citizens; 9) expectations about successful school years are higher than actual results; 10) expectations about personal and professional fulfillment are boosted; 11) being a student from the academy of Coimbra is highly valuated. As a consequence of these findings, we propose a multicultural intervention in counseling. This proposal also emphasizes counseling services that consider the specificities of those students, in order to prevent academic failure and delayed conclusion of their college degrees. Notwithstanding we pointed out the need for the revision of cooperation agreements between Portugal and each of the Portuguese-speaking countries.
Description: Tese de doutoramento em Psicologia (Aconselhamento), apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/14536
Rights: openAccess
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