Title: Educação e Desigualdades de Desenvolvimento à Escala Global - Uma análise Factorial Bivariada a partir do Relatório de Desenvolvimento Humano de 2007/2008
Authors: Fernandes, João Luís Jesus 
Keywords: Desigualdades territoriais e sociais;educação
Issue Date: Feb-2008
Publisher: Eumed.Net; Universidad de Málaga
Citation: FERNANDES, João Luís Jesus (2008); “Educação e Desigualdades de Desenvolvimento à Escala Global - Uma análise Factorial Bivariada a partir do Relatório de Desenvolvimento Humano de 2007/2008”, in Cuarto Encuentro Interdisciplinar sobre Educación, Cultura y Desarollo; Eumed.Net; Universidad de Málaga (CD-ROM) (ISBN – 13: 978-84-690-7870-9).
Abstract: Na actualidade, a educação e a formação ao longo da vida são dois conceitos fundamentais. A instabilidade e consequente imprevisibilidade do sistema global; os novos paradigmas de desenvolvimento; as novas exigências num mundo concorrencial, fazem dos recursos humanos um factor determinante no modo como, em cada território, se organiza uma interpretação activa do mundo contemporâneo. A educação é, por isso, um capital estratégico que distingue as populações conectadas e centrais, das excluídas e periféricas. Pelo método da Análise Factorial Bivariada, procura-se demonstrar que a variável educação faz parte de um complexo sistema que correlações múltiplas com indicadores de natureza demográfica, social e económica. Partindo dos dados globais publicados no Relatório de Desenvolvimento Humano de 2007/2008, este texto preocupa-se com as assimetrias mundiais nesta área mas também com a quantificação das interdependências entre as variáveis Literacia de Adultos, Produto Interno Bruto per capita, Índice de Fecundidade e Taxa de Mortalidade Infantil, quatro indicadores fundamentais para aferir do modelo de desenvolvimento de cada população e território. A contextualização teórica deste trabalho parte também de uma obra cinematográfica - O Quadro Negro, da realizadora iraniana Samira Makhmalbaf, uma das mais profundas reflexões sobre o valor mas também sobre as dificuldades de aquisição de competências educativas básicas em territórios de baixas densidades.
URI: http://hdl.handle.net/10316/14201
ISSN: 13: 978-84-690-7870-9
Rights: openAccess
Appears in Collections:FLUC Geografia - Artigos em Livros de Actas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Educação e Desigualdades de Desenvolvimento.pdf335.2 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.